Mundo

Finlândia é eleita o país mais feliz do mundo pelo sexto ano seguido

Por G1 20/03/2023 15h54
Finlândia é eleita o país mais feliz do mundo pelo sexto ano seguido
Vista de Helsinque, capital da Finlândia; país tem um dos mais altos PIBs per capita e é o 'mais feliz do mundo' - Foto: Reuters

A Finlândia foi eleita nesta segunda-feira (20) como o país mais feliz do mundo pelo sexto ano consecutivo, de acordo com um ranking da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Brasil ficou em 49º, de uma lista de 137 posições - em 2022, o país havia ocupado o 38º posto. Desde 2016, quando ocupava o 16º lugar, o Brasil vem perdendo posições no ranking.

O relatório deste ano da ONU com o ranking também destacou o "aumento da fraternidade na Ucrânia".

Veja abaixo alguns destaques do ranking e quem ficou no topo e no final da lista:

1º - Finlândia
2º - Dinamarca
3º - Islândia
4º - Israel
5º - Holanda
15º - Estados Unidos
49ª - Brasil
52º - Argentina
56º - Portugal
64º - China
133º - República Democrática do Congo
134º - Zimbábue
135º - Serra Leoa
136º - Líbano
137º - Afeganistão

O Relatório Mundial da Felicidade, publicado pela primeira vez em 2012, considera as avaliações das próprias pessoas sobre sua situação, bem-estar econômico e indicadores sociais.

Os países do norte da Europa completaram o pódio dos mais felizes do mundo, com a Dinamarca em segundo e Islândia em terceiro. Já a Ucrânia subiu de posição, de 98 ao 92º lugar, em relação à lista anterior, que foi divulgada antes do início da ofensiva russa.

"O bem-estar na Ucrânia caiu menos do que em 2014, quando a Rússia anexou a Crimeia, e isso se deve em parte ao aumento extraordinário do sentimento de fraternidade", disse Jan-Emmanuel De Neve, um dos editores do relatório, em comunicado.

Apesar da "magnitude do sofrimento e dos danos na Ucrânia" após a invasão russa em 2022, diz a ONU, existe um "sentimento muito mais forte de que há um propósito comum, existe bondade e confiança na liderança ucraniana", em comparação ao ano de 2014, acrescentou.

A surpresa da lista foi Israel, que subiu cinco posições e se estabeleceu em quarto lugar.

Em contrapartida, o Afeganistão continuou no último lugar do ranking, posição que ocupa desde 2020 com o agravamento da crise humanitária desde que o Talibã retornou ao poder em 2021, após a retirada das tropas lideradas pelos Estados Unidos.