Mundo

População chinesa registra primeiro declínio populacional em 60 anos

Por CNN Brasil 17/01/2023 16h19
População chinesa registra primeiro declínio populacional em 60 anos
A China havia anunciado uma série de vantagens destinadas a incentivar as famílias a ter mais bebês - Foto: AFP

A população da China diminui em 2022 pela primeira vez em mais de 60 anos, um novo marco no aprofundamento da crise demográfica do país, com implicações significativas para a desaceleração da economia.

A população foi para 1,411 bilhão, uma queda de cerca de 850.000 pessoas em relação ao ano anterior, anunciou o Escritório Nacional de Estatísticas da China (NBS) durante um briefing nesta terça-feira (17) sobre dados anuais.

Analistas disseram que o declínio foi o primeiro desde 1961, durante a grande fome desencadeada pelo Grande Salto Adiante do ex-líder Mao Tsé-Tung.

“A população provavelmente diminuirá daqui nos próximos anos. Isso é muito importante, com implicações para o crescimento potencial e a demanda doméstica”, disse Zhiwei Zhang, presidente e economista-chefe da Pinpoint Asset Management.

A taxa de natalidade também caiu para um recorde de 6,77 nascimentos por 1.000, abaixo dos 7,52 do ano anterior e o nível mais baixo desde a fundação da China comunista em 1949.

Cerca de 9,56 milhões de bebês nasceram, em comparação com 10,62 milhões em 2021 – apesar de um pressão do governo para encorajar mais casais a terem filhos.

Os novos dados acompanham o anúncio de um dos piores desempenhos econômicos anuais da China em quase meio século, com a economia crescendo apenas 3% no ano, muito abaixo da meta do governo, ressaltando os grandes desafios econômicos que o país enfrenta à medida que sua força de trabalho a força encolhe e seu grupo demográfico aposentado cresce.

A crise demográfica, que deverá ter um impacto crescente sobre o crescimento chinês nos próximos anos, tem sido uma preocupação fundamental para os formuladores de políticas.

Pequim descartou sua política de “filho único” de décadas e altamente controversa em 2015, depois de perceber que a restrição havia contribuído para o rápido envelhecimento da população e a redução da força de trabalho que poderia prejudicar gravemente a estabilidade econômica e social do país.

Para deter a queda da taxa de natalidade, o governo chinês anunciou em 2015 que permitiria que os casais tivessem dois filhos. Mas depois de um breve aumento em 2016, a taxa de natalidade nacional continuou a cair.

Os formuladores de políticas relaxaram ainda mais os limites de nascimentos em 2021, permitindo três filhos, e intensificaram os esforços para incentivar famílias maiores, mas esses esforços têm sido difíceis de vender em meio às mudanças nas normas de gênero, ao alto custo de vida e à incerteza econômica iminente.