Mundo

Eleições nos EUA: 3 estados vão definir quem controlará o Senado

Por G1 10/11/2022 16h25
Eleições nos EUA: 3 estados vão definir quem controlará o Senado
Ainda há batalhas incertas que definirão quem controlará o Congresso. - Foto: BBC

Os republicanos parecem estar prestes a recuperar a maioria na Câmara dos Deputados nos Estados Unidos, mas o controle definitivo do Congresso ainda é incerto e dependerá de três batalhas com resultados ainda em aberto: Geórgia, Nevada e Arizona.

Ainda na espera de muitos resultados oficiais após as eleições desta semana, o Partido Republicano deve recuperar o controle da Câmara dos Deputados, segundo as projeções.

Mas, como disse o presidente Joe Biden, não houve uma "onda vermelha gigante", como previam não apenas as pesquisas anteriores, mas também a situação da economia do país e a baixa popularidade do presidente.

De acordo com a rede norte-americana CBS, os republicanos só precisam conquistar cinco cadeiras que agora estão nas mãos dos democratas para recuperar a maioria na Câmara dos Deputados.

Mas a matemática é mais complexa para o Senado, que está renovando um terço de seus membros com algumas disputas muito acirradas.

Uma das três disputas decisivas, no estado da Geórgia, será definida em outra eleição em 6 de dezembro. Talvez seja necessário esperar até lá para sabermos qual partido vai controlar o Senado.

As 3 disputas decisivas pelo controle do Senado

No Senado há atualmente um empate de 50-50 que é quebrado pela vice-presidente Kamala Harris, que tem direito a voto quando esta situação surge. Portanto, qualquer mudança pode desequilibrar essa balança.

Os democratas têm mostrado alívio, pois a manutenção do controle do Senado seria um ótimo resultado. Por exemplo, John Fetterman venceu sua luta pelo Estado da Pensilvânia, que é uma vitória importante ao recuperar uma posição que estava nas mãos dos republicanos.

O próprio presidente Joe Biden admitiu na quarta-feira que se sentiu "aliviado" ao ver os resultados, que deveriam ser piores para seu partido.

"No final, não houve onda vermelha gigante", disse ele sobre a ampla vitória republicana que alguns esperavam.

"Embora um único resultado não marque uma eleição, a Pensilvânia eleva consideravelmente o ânimo dos democratas", disse John Sudworth, correspondente da BBC nos Estados Unidos, após saber do resultado da Pensilvânia.

"Definitivamente não é uma onda vermelha, com certeza", admitiu a senadora republicana Lindsey Graham na televisão.

Os republicanos não atropelam os democratas


Análise de Anthony Zurcher, correspondente da BBC nos EUA.

Pelo menos por enquanto, nas eleições de meio de mandato de 2022, os republicanos estão indo bem, mas não bem o suficiente a ponto de vencer o pleito.

Nas disputas pelos governos, republicanos venceram na Flórida, Texas e Geórgia, mas dois outros governos estaduais foram para os democratas.

Os republicanos precisam apenas de cinco cadeiras na Câmara dos Deputados para obter a maioria, e parecem estar perto disso.

Mas eles não estão vencendo todas as disputas apertadas e não estão obtendo vitórias retumbantes e surpreendentes.

No Senado, os resultados são ainda mais incertos. Os republicanos ganharam Estados onde tinham vantagem, mas os democratas tiveram vantagem onde esperavam. Além disso, eles conquistaram uma cadeira crucial na Pensilvânia.

O resultado das disputas ainda não decididas — Geórgia, Nevada e Arizona — determinará em grande parte a percepção final dessas eleições.

Um referendo sobre Biden


Ambas as câmaras do Congresso estiveram sob controle democrata nos dois primeiros anos do mandato do presidente Biden.

Se finalmente houver uma mudança no controle partidário, isso afetaria a agenda de Biden, que poderia ver suas iniciativas bloqueadas.

Normalmente, as eleições de meio de mandato são um referendo sobre a gestão do presidente e costumam ser negativas para o partido que controla a Casa Branca.

Biden tem baixos índices de aprovação (em torno de 45%) e a inflação — a mais alta dos últimos 40 anos — joga contra o partido no governo.

Mas as primeiras pesquisas de boca de urna também mostraram que o aborto era a questão mais importante para 3 em cada 10 eleitores. Isso pode ter beneficiado os democratas, após a decisão da Suprema Corte de Justiça dos Estados Unidos — com maioria conservadora — de eliminar o direito constitucional à interrupção da gravidez em todo o país.

Na Casa Branca há um clima de "emoção" com os resultados, segundo a rede CBS.

"A democracia foi posta à prova nos últimos anos, mas com seus votos o povo americano falou", disse Biden na quarta-feira, que se mostrou aberto a "boas ideias" para o país e a conversar com os republicanos.

Os resultados finais podem demorar — há partes do país onde a contagem de votos continua e em vários estados pode levar dias, principalmente para as disputas mais equilibradas.

Mas quando os partidos estão polarizados em suas posições, um governo dividido pode impossibilitar que um partido aprove novas leis, levando a um impasse.

- Este texto foi publicado em https://www.bbc.com/portuguese/internacional-63582631