Mundo

Covid: aumento dos testes positivos sinaliza nova onda

Por Metrópoles 08/11/2022 16h22
Covid: aumento dos testes positivos sinaliza nova onda
Covid-19 - Foto: NIAID

O Brasil registrou, neste domingo, seis mortes por Covid-19, elevando para 688.425 o total de vidas perdidas para o coronavírus. Com isso, a média móvel é de 39 óbitos por dia. O país também teve 737 novos casos nas últimas 24 horas, totalizando 34.892.871 de casos desde o começo da pandemia.

Entre 8 e 29 de outubro, o Brasil saltou de 3% para 17% de novos diagnósticos confirmados para o vírus em relação ao total, segundo levantamento do Instituto Todos pela Saúde. De acordo com o infectologista Bernardo Almeida, diretor médico da Hilab, a taxa de positividade dos testes é um indicador precoce que sinaliza mudança de tendências.

Uma nova onda já tem causado impacto na Europa, na China e nos Estados Unidos. A China, aliás, registrou o maior número de infecções por Covid-19 em seis meses. O país contabilizou 5,6 mil novos casos da doença, quase metade deles na província de Guangdong. O aumento ocorre apesar das restrições impostas no país.

O aumento nos casos está associado ao surgimento de duas novas subvariantes da Ômicron, a BQ.1 e a XBB. O Rio de Janeiro confirmou o primeiro caso da variante BQ.1 no último sábado (5/11). A circulação da subvariante na cidade foi detectada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) por meio de sequenciamento genético.