Mundo

Turista brasileiro morre em Ushuaia após queda de bloco de gelo

Por G1 03/11/2022 14h17
Turista brasileiro morre em Ushuaia após queda de bloco de gelo
Equipes de resgate retiram corpo de brasileiro que morreu em caverna no Ushuaia, na Argentina - Foto: Reprodução

Um turista brasileiro morreu nesta quarta-feira (2) nas proximidades da cidade de Ushuaia, na Argentina, após um bloco de gelo se romper do teto de uma caverna e atingir seu corpo. O acidente aconteceu em uma área de acesso proibido conhecida como "Cueva de Jimbo", ou Caverna de Gelo, dentro do parque nacional da Terra do Fogo.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que o grupo avança para o interior da caverna. É possível ver um enorme pedaço de gelo caindo antes da pessoa que gravava o vídeo começar a correr. As imagens também mostram uma placa onde se lê: "Alerta. Não entre."



A Comissão de Auxílio de Ushuaia, um grupo civil dedicado a resgates na região, publicou um comunicado nas redes sociais alertando que "o acesso a esta caverna é proibido devido ao perigo representado pela possível queda de gelo ou pelo colapso da caverna, situação que está indicada no outdoor perto da caverna."

Segundo relato postado no Instagram, o grupo civil disse que recebeu o pedido de resgate por volta das 16h de um turista que sofreu um traumatismo grave na cabeça. A brigada foi acionada e chegou ao local por volta das 19h30, mas a vítima já se encontrava sem vida. Após uma operação de mais de 6 horas, os socorristas desceram o corpo e os outros turistas até uma base de operações.

Responsáveis pelo resgate conversaram com o g1 e disseram que a Justiça da Argentina está conduzindo uma investigação sobre o acidente. Por esse motivo, não puderam fornecer a identidade da vítima, apenas disseram que é um brasileiro de 37 anos que estava de férias no país.