Mundo

Strippers da Califórnia votam para decidir se formam um sindicato

As 30 mulheres podem formar o único grupo organizado de strippers nos Estados Unidos

Por Reuters 07/10/2022 22h56
Strippers da Califórnia votam para decidir se formam um sindicato
Strippers da Califórnia em aula de pole dance - Foto: Brittany Hosea-Small / Reuters

Trinta dançarinas exóticas de uma boate em Hollywood, Califórnia, devem votar para decidir adesão ao sindicato Actors Equity Association. Se a maioria decidir aderir ao sindicato, elas se tornarão o único grupo organizado de strippers nos Estados Unidos.

Reguladores do Conselho Nacional de Relações Trabalhistas (NLRB) definiram uma data de votação em um memorando na quinta-feira (7).

Trabalhadores de todos os setores e profissões estão cada vez mais buscando proteção e benefícios no local de trabalho por meio de sindicatos. Em empresas como a Amazon, Apple e Starbucks há trabalhadores fazendo campanha para sindicalização.

Se a maioria das cerca de 30 strippers votar para se sindicalizar, elas se juntarão à Actors Equity Association, um sindicato que representa 51 mil atores profissionais e diretores de palco.

As dançarinas do Star Garden Topless Dive Bar tem feito piquetes há meses por melhores condições no local de trabalho, incluindo melhor segurança e palcos mais seguros, bem como maior compensação e acesso a benefícios, de acordo com Velveeta, dançarina do bar que prefere usar o nome artístico para evitar perseguição.

Depois de apresentarem inicialmente sua petição ao proprietário do clube, as mulheres tiveram o acesso à boate negado e não puderam retornar ao trabalho.

O proprietário do Star Garden Bar não foi encontrado imediatamente para comentar.

Os donos do bar argumentaram em duas audiências em setembro que não atingiram o limite de receita bruta de 500 mil dólares para estar sob a jurisdição do NLRB.