Mundo

Homem derruba bustos romanos antigos em museus do Vaticano

Peças não teriam sido danificadas seriamente, segundo uma fonte do museu onde aconteceu incidente

Por Reuters 05/10/2022 16h25
Homem derruba bustos romanos antigos em museus do Vaticano
Visitantes na Capela Sistina em 3 de maio de 2021, após a reabertura dos Museus do Vaticano - Foto: Remo Casilli / Reuters

Um homem derrubou dois antigos bustos romanos nos museus do Vaticano nesta quarta-feira (5), causando danos moderados antes de ser detido por funcionários e preso, disse uma fonte do museu.

A fonte, que falou sob condição de anonimato porque não está autorizada a discutir a investigação em andamento, disse que o homem está na casa dos 50 anos e "se comportou de maneira estranha".

Ele derrubou dois bustos de seus pedestais no salão Chiaramonti dos museus, que abriga mais de mil peças e é uma das mais importantes coleções de bustos romanos.

A equipe do museu deteve o homem e a polícia do Vaticano chegou alguns minutos depois para prendê-lo.

Os dois bustos foram danificados, mas não seriamente, disse a fonte, acrescentando que já foram levados para o laboratório de restauração dos museus.

Depois de ter que fechar ou reduzir o horário de funcionamento durante anos de restrições pela Covid-19, os museus agora estão recebendo turistas em massa. Os museus recebiam cerca de seis milhões de visitantes por ano antes da pandemia.

Tags: