Mundo

Ucrânia diz ter recapturado área de 500 km² no sul

Por G1 12/09/2022 15h30
Ucrânia diz ter recapturado área de 500 km² no sul
A cidade de Mariupol foi destruída durante confrontos entre russos e ucranianos - Foto: AFP

Em uma forte operação de contra-ataque, forças ucranianas já recuperaram cerca de 500 quilômetros quadrados de territórios que estavam ocupados por tropas russas no sul do país, afirmou nesta segunda-feira (12) um representante do comando militar do sul da Ucrânia.

"Nós já liberamos áreas que totalizam cerca de 500 quilômetros quadrados", declarou a porta-voz do comando, Natalia Humeniuk.

As maiores reconquistas estão em cinco municípios ao redor da região de Kherson, cidade fortemente bombardeada pela Rússia e que Kiev também diz ter recapturado.

A Rússia ainda não confirmou se perdeu os territórios.

Bombardeios seguem

Em outras regiões da Ucrânia, no entanto, os bombardeios seguem em outras regiões do país. Nesta manhã, Kharkiv, no leste, o prefeito afirmou que a cidade ficou sem energia após ser bombardeada.

Zaporizhzhia

Em paralelo, as negociações pela central nuclear de Zaporizhzhia, a maior usina da Europa atualmente dominada pelos russos, seguem, segundo afirmou também nesta segunda-feira o diretor da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi.

Segundo Grossi, tanto Kiev quanto Moscou estão interessadas na criação de uma zona de proteção ao redor da central, que garanta proteção a bombardeios.

Nas últimas semanas, a usina foi alvo de ataques aéreos, e os dois países se atacam mutuamente pela autoria dos bombardeios, que fez com que a agência declarasse risco alto de um acidente nuclear sem precedentes e que podia atingir grande parte do continente europeu.