Mundo

Filho de Che Guevara morre aos 60 anos na Venezuela

Por G1 30/08/2022 17h05
Filho de Che Guevara morre aos 60 anos na Venezuela
Camilo Guevara, filho do líder da Revolução de Cuba, Che Guevara, morreu aos 55 anos em uma viagem para a Venezuela - Foto: Reprodução

Camilo Guevara morreu aos 60 anos por um infarto durante uma viagem para a Venezuela nesta terça-feira (30), segundo a imprensa local. Filho do Che Guevara, Camilo lutou pela preservação da imagem do pai e para que ele continuasse sendo lembrado mundialmente.

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, publicou no Twitter uma homenagem a Camilo:

"Com profunda tristeza, nos despedimos de Camilo, filho de Che e promotor de suas ideias, como diretor do Centro Che, que preserva parte do extraordinário legado de seu pai. Abraços para sua mãe, Aleida, sua viúva e filhas e toda a família Guevara March", escreveu o presidente cubano.

Seu pai, Che Guevara, foi um dos principais líderes da Revolução Cubana. Ele nasceu na Argentina em 1928 e participou de marchas políticas desde jovem. Viajou por toda a América Latina em cima de uma moto, fato que ficou registrado no filme “Diários de Motocicleta” de 2004, do diretor brasileiro Walter Salles.

Formado em medicina, em 1955 conheceu os irmãos Fidel e Raúl Castro. Juntos lutaram contra o ditador Fulgencio Batista e atuaram na formação do regime comunista em Cuba.

Camilo Guevara nasceu em 1962. Che foi capturado e morto, alguns anos depois, em 1967, na Bolívia, quando Camilo tinha apenas 4 anos.

Segundo a agência Prensa Latina, Camilo estava de visita em Caracas e morreu "por consequência de um tromboembolismo pulmonar que levou a um ataque cardíaco".

Camilo Guevara era um dos quatro filhos do revolucionário argentino com a cubana Aleida March. Os outros são Aleida, Celia e Ernesto. Che teve outra filha, Hilda, já falecida, de seu casamento anterior com a peruana Hilda Gadea.

Formado em Direito, Camilo era diretor do Centro de Estudos Che Guevara, em Havana, instituição dedicada a perpetuar a obra e pensamento de seu pai.