Mundo

Governo da Nicarágua fecha 7 emissoras de rádio católicas; associação pede ajuda internacional

Por G1 09/08/2022 10h39 - Atualizado em 09/08/2022 10h45
Governo da Nicarágua fecha 7 emissoras de rádio católicas; associação pede ajuda internacional
Padre durante missa em Managua, na Nicarágua, em 2 de agosto de 2022 - Foto: Reuters

O governo da Nicarágua fechou na segunda-feira (2) sete emissoras de rádio católicas ligadas ao bispo Rolando Alvarez, que fez críticas ao presidente Daniel Ortega. 

O bispo é coordenador da rádio e lidera a diocese de Matagalpa.

A AIR já publicou outros comunicados semelhantes neste ano. Na nota atual, a organização reitera “a mais veemente condenação ao regime de Daniel Ortega e dos grupos a ele relacionados, por sua sistemática repressão e censura contra jornalistas e meios de comunicação, bem como pelas constantes violações aos Direitos Humanos”.

A organização pediu para que as entidades internacionais de direitos humanos e liberdade de expressão e os governos dos Estados membros ajam para reestabelecer os direitos fundamentais e a democracia na Nicarágua.

Governo: havia problemas técnicos (não disse quais)

A agência de telecomunicações da Nicarágua disse que as estações de rádio não atendem aos requisitos técnicos para estar no ar, mas não especificou quais eram esses requisitos.

Relações com a Igreja

Ortega tornou-se cada vez mais isolado internacionalmente por liderar uma repressão política no país da América Central desde que voltou ao poder, há 15 anos.

As relações entre a Igreja Católica e o governo Ortega se deterioraram desde 2018, quando houve protestos sustentados contra o governo do presidente e uma subsequente repressão do governo.