Mundo

Primeiro navio com grãos deixa porto de Odessa desde a invasão russa

Por Reuters 01/08/2022 15h30
Primeiro navio com grãos deixa porto de Odessa desde a invasão russa
Acordo conseguiu destravar o escoamento dos produtos ucranianos pelo Mar Negro - Foto: Reprodução

Um navio que transportava grãos ucranianos deixou o porto de Odesa na segunda-feira (01), o primeiro a fazê-lo como parte de um acordo para desbloquear os portos ucranianos do Mar Negro, disse o ministro da Infraestrutura, Oleksandr Kubrakov.

"O primeiro navio de grãos desde a agressão russa deixou o porto. Graças ao apoio de todos os nossos países parceiros e da ONU, conseguimos implementar totalmente o acordo assinado em Istambul", escreveu ele no Twitter.

Ucrânia, Rússia, Turquia e as Nações Unidas chegaram a um acordo para garantir a exportação segura de grãos dos portos ucranianos do Mar Negro, que foram bloqueados depois que a Rússia invadiu o país em 24 de fevereiro.

"Desbloquear os portos fornecerá pelo menos US$ 1 bilhão em receita cambial para a economia e uma oportunidade para o setor agrícola planejar a temporada de semeadura do próximo ano", disse Kubrakov em comunicado separado do ministério.

O ministro disse ainda que outros 16 navios aguardam para partir. "Hoje a Ucrânia, junto com seus parceiros, dá mais um passo para evitar a fome no mundo", disse ele.

Colheita ameaçada

No sábado (30), o presidente Volodymyr Zelensky disse que mesmo com os esforços para a exportação, a safra deste ano na Ucrania poderia cair pela metade.

'A colheita ucraniana este ano está sob a ameaça de ser duas vezes menor. Nosso principal objetivo — evitar a crise alimentar global causada pela invasão russa. Os grãos ainda encontram uma maneira de serem entregues alternativamente', escreveu ele em sua conta de Twitter.