Mundo

Rússia deixará Estação Espacial Internacional no fim de 2024

Por G1 26/07/2022 11h56
Rússia deixará Estação Espacial Internacional no fim de 2024
Estação Espacial Internacional é vista em foto externa enquanto orbita a Terra - Foto: Reuters

O novo chefe da agência espacial da Rússia anunciou na terça-feira que a Rússia deixará a Estação Espacial Internacional depois que seu compromisso atual expirar no final de 2024.

“A decisão de deixar a estação após 2024 foi tomada”, disse Yuri Borisov, que foi nomeado este mês para administrar a Roscosmos, uma corporação estatal responsável pelo programa espacial do país.

A Rússia, porém, não comunicou à NASA sua intenção de se retirar da Estação Espacial Internacional em 2024, disse um alto funcionário da agência dos EUA à Reuters.

Mas Robyn Gatens, diretora da estação espacial da NASA, disse que seus colegas russos não comunicaram tal intenção, conforme exigido pelo acordo intergovernamental da estação, disse ela.

"Nada oficial ainda", disse Gates à Reuters em uma conferência da ISS em Washington. "Nós literalmente acabamos de ver isso também. Não recebemos nada oficial."

Símbolo pós-Guerra Fria

A estação espacial é administrada em conjunto pelas agências espaciais da Rússia, EUA, Europa, Japão e Canadá. A primeira peça foi colocada em órbita em 1998, e o posto avançado foi continuamente habitado por quase 22 anos. Ele é usado para realizar pesquisas científicas em gravidade zero e testar equipamentos para futuras viagens espaciais.

A construção e lançamento foi tido como um símbolo do final da Guerra Fria.

Ainda não se sabe como a Estação Espacial Internacional irá operar com a ausência dos russos.

A estação normalmente tem uma tripulação de sete pessoas, que passam meses a bordo, uma vez que orbita a cerca de 400 km fora da Terra. O complexo, que tem quase o tamanho de um campo de futebol, consiste em duas seções principais, uma administrada pela Rússia, outra pelos EUA e outros países.