Mundo

Egito revela a descoberta de 250 sarcófagos e de 150 estátuas

Por Yahoo 31/05/2022 14h52
Egito revela a descoberta de 250 sarcófagos e de 150 estátuas
Sarcófagos de 500 a.C. pintados e com múmias preservadas no interior encontradas no Egito - Foto: Associated Press

Nesta segunda-feira (30), arqueólogos apresentaram ao público centenas de sarcófagos do Egito Antigo, além de outros itens da Época Baixa, ou seja, de cerca do ano 500 d.C. Os itens foram encontrados no sítio arqueológico de Saqqara, a cerca de 30 km do Cairo, onde foram exibidos os achados.

A descoberta, feita em um cemitério da cidade, continha estátuas de bronze de diversos deuses egípcios: Anúbis, Amon, MIn, Osíris, Ísis, Nefertum, Bastet e Hator, bem como uma estátua sem cabeça do arquiteto Imhotep, que construiu a Pirâmide de Saqqara (precursora das grandes pirâmides de Gizé), segundo informações do Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito.

Sarcófagos, com cerca de 2.500 anos, em exibição no local de sepultamento recém-descoberto perto da necrópole de Saqqara, no Egipto.Fotografia por Mohamed Abd El Ghany. pic.twitter.com/IskYVuVqYx

— devaneio (@revistadevaneio) May 30, 2022

Muito além dos sarcófagos

Além de 250 sarcófagos e 150 estátuas de bronze, também foi encontrado um instrumento musical cerimonial conhecido como sistro e uma coleção de recipientes de bronze utilizados em rituais no culto da deusa Ísis. Os caixões estavam intactos, enterrados em túmulos de poço, contendo múmias, amuletos e caixas de madeira. Estátuas de madeira das deusas Néftis e Ísis, de períodos ainda anteriores, também forem encontradas, ambas com rostos banhados a ouro.

Um dos sarcófagos continha um papiro bem preservado preenchido com hieróglifos, provavelmente versos do Livro dos Mortos. O item foi enviado ao Museu Egípcio do Cairo para estudos, segundo Mostafa Waziri, Secretário Geral do Supremo Conselho de Antiguidades. Alguns itens cosméticos também foram encontrados, como recipientes de kohl (tinta para os olhos utilizada pelos egípcios), braceletes e brincos.

Os sarcófagos serão transferidos para o Grande Museu Egípcio para serem expostos futuramente, quando a construção do museu em questão for concluída, próxima às grandes pirâmides. A previsão é que a abertura ocorra ainda este ano. Saqqara é um sítio arqueológico prolífico, sendo responsável por diversas descobertas arqueológicas recentes. Os trabalhos de escavação no local começaram em 2018.