Mundo

Jornalista francês morre em ataque russo na Ucrânia

Segundo governos da França e da Ucrânia, Frédéric Leclerc-Imhoff, repórter do canal de televisão BFM, estava em carro atacado por tropas russas. Paris pede investigação. Moscou ainda não se pronunciou.

Por G1 30/05/2022 17h32
Jornalista francês morre em ataque russo na Ucrânia
Frédéric Leclerc-Imhoff foi atingido enquanto cobria uma evacuação de civis; França solicita investigação do caso. - Foto: Reprodução

O jornalista francês Frédéric Leclerc-Imhoff morreu nesta segunda-feira (30) em um ataque da Rússia em Luhansk, no leste da Ucrânia, afirmaram os governos da França e da Ucrânia.

O presidente da França, Emmanuel Macron, confirmou a morte, anunciada mais cedo pelo Ministério de Relações Exteriores da Ucrânia.

"O jornalista Frédéric Leclerc-Imhoff estava na Ucrânia para mostrar a realidade da guerra. A bordo de um ônibus humanitário, ao lado de civis obrigados a fugir para escapar das bombas russas, ele foi fatalmente ferido", escreveu o chefe de Estado.

Segundo o governador da região, Sergey Gaidai, Leclerc-Imhoff, que era repórter do canal de televisão francês BFM, estava dentro de uma carro blindado do Exército ucraniano que retirava soldados e civis que haviam ficado no meio de um fogo cruzado em Luhansk. No caminho, no entanto, o veículo foi atacado pela Rússia.

Estilhaços conseguiram perfurar o veículo, atingindo o jornalista. O governo local ainda não divulgou se houve mais feridos. Após o ataque, a retirada de civis da região foi suspensa.

A ministra de Relações Exteriores da França, Catherine Colonna, pediu uma investigação sobre a morte do jornalista francês.

"A França exige que uma investigação seja realizada o mais rápido possível e com transparência sobre as circunstâncias do caso", declarou, em nota.