Mundo

Mais quatro corpos são retirados de hotel destruído em Havana

Por R7 09/05/2022 15h42
Mais quatro corpos são retirados de hotel destruído em Havana
Local estava fechado em razão da pandemia e sofreu uma explosão devido a um vazamento de gás, deixando 35 pessoas mortas - Foto: AFP

Bombeiros e equipes de resgate retiraram mais quatro corpos dos escombros do hotel em Havana que explodiu na última sexta-feira (6) devido a um vazamento de gás, o que eleva o número de vítimas para 35.

"À noite (e de madrugada) apareceram mais três pessoas mortas. As equipes trabalharam ininterruptamente durante toda a manhã. Agora, há alguns minutos, outra vítima foi encontrada", informou na televisão estatal o coronel Luis Carlos Guzmán, chefe do Corpo de Bombeiros.

Até a noite deste domingo (8), o Ministério da Saúde Pública contabilizava 85 vítimas, incluindo 31 mortos, 24 internados e 30 pessoas que já receberam alta.

O emblemático hotel cinco-estrelas estava fechado havia dois anos devido à pandemia de Covid-19 e preparava-se para reabrir ao público nesta terça-feira (10).

Seus primeiros quatro andares foram destruídos na explosão.

Agora, os trabalhos de resgate se concentram no subsolo, de difícil e arriscado acesso.

"É uma etapa muito perigosa devido à concentração de escombros e ao perigo de desabamento. Até o momento, não tivemos nenhum acidente envolvendo as forças que participam desta atividade", explicou Guzmán.

Segundo o Ministério do Turismo, no momento da explosão, 51 trabalhadores estavam no interior do hotel.

Um relatório da agência estatal cubana de notícias (ACN) informou que os corpos localizados nesta manhã correspondiam a funcionários do estabelecimento.

"De acordo com parentes dos desaparecidos, estima-se que ainda haja cerca de 12 ou 13 pessoas presas nos escombros", acrescentou a ACN.

A imprensa local destaca o trabalho incansável dos bombeiros e socorristas da Cruz Vermelha, que neste domingo comemoraram seu dia.

"Parabéns aos membros da #CruzVermelha e toda a nossa gratidão pelo trabalho sensível e muito necessário que realizam. Obrigado por sua dedicação, por sua vigilância", escreveu no Twitter o presidente Miguel Díaz-Canel.

O Saratoga, um luxuoso edifício neoclássico construído em 1880, foi remodelado como hotel em 1933 e reaberto em 2005.

Como um dos hotéis mais populares de Havana, já recebeu várias personalidades como Beyoncé e Jay Z, que comemoraram um aniversário em 2013, bem como Madonna e sua filha Lourdes, e Mick Jagger, o lendário membro dos Rolling Stones.