Mundo

Rússia acusa Israel de 'apoiar o regime neonazista de Kiev'

Ministro israelense disse que comentários de Serguei Lavrov são 'escandalosos, imperdoáveis e um horrível erro histórico'

Por R7 03/05/2022 16h03
Rússia acusa Israel de 'apoiar o regime neonazista de Kiev'
Serguei Lavrov disse que Hitler teria sangue judeu - Foto: AFP

A Rússia acusou nesta terça-feira (3) Israel de "apoiar o regime neonazista de Kiev", aumentando a polêmica provocada pela afirmação do chefe da diplomacia russa de que Adolf Hitler poderia ter "sangue judeu".

"Prestamos atenção nas declarações anti-históricas do ministro das Relações Exteriores (israelense), Yair Lapid, que explicam amplamente a decisão do atual governo de apoiar o regime neonazista de Kiev", afirmou o ministério russo das Relações Exteriores em um comunicado.

"Infelizmente, a história conhece exemplos trágicos de cooperação entre judeus e nazistas", acrescenta o texto.

Lapid classificou nesta segunda-feira (2) de "escandalosos, imperdoáveis e um horrível erro histórico" os comentários feitos no domingo pelo chanceler russo Serguei Lavrov.

Em uma entrevista no domingo (1º) a um canal italiano, Lavrov afirmou que o presidente ucraniano Volodmir Zelenski "apresenta um argumento sobre que tipo de nazismo eles poderiam ter se ele próprio é judeu".

Lavrov, de acordo com uma transcrição publicada no site do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, acrescentou: "Posso estar errado, mas Hitler também tinha sangue judeu".

Nesta terça-feira, a diplomacia russa repetiu os argumentos, afirmando que "a origem judaica do presidente [Zelenski] não é garantia de proteção contra o neonazismo desenfreado no país".

A Rússia repetiu diversas vezes que deseja "desmilitarizar" e "desnazificar" a Ucrânia, uma ex-república soviética governada por um executivo pró-Ocidente, justificando assim a ofensiva iniciada em 24 de fevereiro contra o país.

O governo russo também acusa Israel de "ignorar a epidemia de destruição e profanação de monumentos dos verdadeiros justos do mundo: os soldados do Exército Vermelho que pararam o Holocausto e salvaram o mundo judaico".