Mundo

Argentina enfrenta onda de calor histórica

Algumas regiões da terra dos hermanos chegaram a 44ºC, colocando o país como o lugar mais quente do planeta nos últimos dias e sobrecarregando os sistemas elétricos

Por iG Último Segundo 13/01/2022 10h59
Argentina enfrenta onda de calor histórica
Reprodução - Foto: Assessoria

Na Argentina, os efeitos da forte onda de calor que atinge o continente nesta semana começaram a surgir. Ao menos cinco províncias estão sob alerta vermelho por conta das temperaturas extremas previstas para esta quarta-feira (12): Catamarca, La Rioja, San Juan, Mendoza e La Pampa.

Algumas regiões da terra dos hermanos chegaram a 44ºC, colocando o país como o lugar mais quente do planeta nos últimos dias e sobrecarregando os sistemas elétricos. É o mesmo evento climático que ameaça elevar as temperaturas do Rio Grande do Sul ao marco de 50º.

Nesta terça-feira (11), a capital Buenos Aires sofreu uma grande queda de energia, que deixou milhares de casas sem eletricidade. De acordo com a Agência Brasil, as distribuidoras Edenor e Edesur atribuíram o episódio às altas temperaturas, que geraram aumento na demanda para resfriar casas e empresas.

Segundo comunicado da Entidade Nacional de Regulação da Eletricidade (ENRE), o corte de energia da Edenor afetou 700 mil clientes na área de Buenos Aires e cerca de 43 mil clientes da Edesur também ficaram sem energia.