Mundo

Onda de violência deixa mais de 30 mortos na África do Sul

Protestos e saques começaram após a prisão do ex-presidente Jacob Zuma. Manifestações começaram na sexta, e atos de violência se espalharam por Joanesburgo e Soweto.

Por G1 13/07/2021 12h51
Onda de violência deixa mais de 30 mortos na África do Sul
Reprodução - Foto: Assessoria

Ao menos 32 pessoas morreram na África do Sul em meio a protestos e saques que começaram após a prisão do ex-presidente Jacob Zuma. Mais de mil pessoas já foram detidas.

Manifestantes entraram em confronto com a polícia em várias áreas do país e shopping centers foram saqueados nesta terça-feira (13), na pior agitação popular do país em anos. Os comércios fecharam as portas.

Foram 26 mortos na província de Kwazulu-Natal, segundo o primeiro-ministro regional, Sihle Zikalala. Outras seis pessoas perderam a vida em áreas próximas a Joanesburgo, segundo o presidente Cyril Ramaphosa.

Ele chamou os saques de "atos oportunistas de criminalidade" e, em meio à onda de violência, convocou o Exército para conter distúrbios.

Os primeiros incidentes, com estradas bloqueadas e caminhões incendiados, aconteceram na sexta-feira (9), um dia após o ex-presidente se entregar à Justiça.

Os atos de violência se espalharam por Joanesburgo no fim de semana, e na madrugada desta terça continuaram principalmente em Soweto, a oeste da cidade.

Zuma condenado

Jacob Zuma, que tem 79 anos, foi condenado a 15 meses de prisão por desacato à Justiça, após se negar a comparecer a uma comissão anticorrupção.

O ex-presidente compareceu apenas uma vez diante da comissão e ignorou várias convocações posteriores. Ele alegava razões médicas ou que estava preparando sua defesa para outros casos.

Jacob Zuma, ex-presidente da África do Sul, comparece ao Supremo Tribunal em Pietermaritzburg em 15 de outubro de 2019 — Foto: Michele Spatari/Pool via AP

Zuma enfrenta várias acusações de fraude, corrupção e crime organizado relacionadas à compra de equipamentos militares de cinco empresas europeias de armamento, em 1999, quando era vice-presidente do país.

Ele depois foi presidente da África do Sul, entre 2009 e 2018, e renunciou em meio a uma série de escândalos.

Ele só deixou o cargo após pressão do seu partido, o Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), o mesmo de Nelson Mandela.