Mundo

26 de abril de 2021 15:30

Noite desta segunda-feira terá uma superlua

Lua estará em seu perigeu, ou seja, o ponto de máxima aproximação com a Terra

↑ A superlua rosa acontece na madrugada de segunda para terça (Foto: divulgação)

Para quem não sabe, uma super lua não existe, porque ela simplesmente não aumenta de tamanho. E a lua que vai entrar na fase cheia na noite desta segunda para terça-feira (27) é uma lua que estará em seu perigeu, ou seja, o ponto de máxima aproximação com a Terra. Por isso, este fenômeno recebe o nome popular de super lua. Para ficar mais intrigante ainda, a lua de fim de abril será uma “super lua rosa”, como é chamada em certas tradições e por certos povos. E para aumentar o mistério, segundo os astrônomos, na noite desta segunda-feira vai acontecer uma espécie de alinhamento triplo: de um lado da Terra, o Sol; do lado oposto, a Lua, mais próxima.

Todos esses fatores farão com que a lua apareça mais brilhante no céu. E o ponto alto dessa noite mágica vai acontecer por volta das 0h33 desta terça. E novamente os astrônomos dizem que apesar do nome, é praticamente impossível para o olho humano diferenciar uma Lua cheia “comum” de uma “super lua”. E para cair ainda mais na real, eles afirmam que ela não terá nenhuma cor especial.

Pobre coitado dos apaixonados, dos enamorados e daqueles que praticam a Selenofilia, que é amor intenso pela lua. Mas o que acontece na verdade é que a órbita da Lua ao redor da Terra não é um círculo perfeito, mas sim um círculo um pouco achatado. Por isso, ela se afasta e se aproxima da Terra durante sua movimentação pelo universo. O ponto mais distante é chamado de apogeu; o mais próximo, de perigeu. E isso ocorre todos os meses. É que a Lua demora aproximadamente 28 dias para dar uma volta completa na Terra, passando por suas quatro fases. O nosso satélite não tem luz própria, já que brilha porque reflete a luz do Sol. E, como está sempre girando, nós a vemos de diferentes formas com o passar dos dias. Quando está no perigeu, ela nos parece até 15% maior e 30% mais brilhante. Isso pode ocorrer em qualquer uma das fases; se coincide com a Lua cheia, temos a chamada superlua, um termo na verdade criado por astrólogos.

Independente do nome seja chamada, a superlua ou lua no perigeu, a noite desta segunda-feira será belíssima.

Fonte: Tribuna Hoje / Texto: Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte

Comentários

MAIS NO TH