Mundo
Terremoto com epicentro no mar a leste do Japão é sentido em Tóquio
Abalo ocorreu a cerca de 90 km da costa leste japonesa. Autoridades não ativaram alerta de tsunami.
Um terremoto de magnitude 7,0, com epicentro no mar a leste do Japão foi registrado na noite (pela hora local) deste sábado (13), segundo o Serviço Geológico dos EUA.
O tremor, sentido com força na capital Tóquio, ocorreu a cerca de 90 km da cidade costeira de Namie, que se situa perto também de Fukushima, cenário de uma catástrofe em 2011, quando, depois de um terremoto seguido de tsunami, três dos seis reatores da usina nuclear da empresa Tepco derreteram.
Desta vez, nenhum alerta de tsunami foi acionado pelas autoridades.
O terremoto fez a região de Tóquio tremer por cerca de 30 segundos, começando às 23h08, pela hora local (11h08 em Brasília). Ele foi sentido com força também em Fukushima e Sendai.
O gabinete do primeiro-ministro janponês imediatamente criou um escritório de gerenciamento de crise e a Tokyo Electric Power Company, ou Tepco, que opera as usinas nucleares, disse que estava verificando seus postos de monitoramento em Fukushima para garantir que não houvesse vazamentos de radiação.
Em Minami Soma, um dos vilarejos da região de Fukushima esvaziados após o desastre nuclear de 2011, a NHK, a emissora pública japonesa, relatou que o forte tremor horizontal durou também cerca de 30 segundos.
Mais lidas
-
1Uso da verba
Vereadores de Poço das Trincheiras estão em conflito
-
2Chegou às redes sociais
Saiba onde assistir 'Tudo Por Uma Segunda Chance', 1ª novela vertical da TV Globo
-
3Direitos do Cidadão
MPF e DPU rejeitam proposta do Estado sobre mudança de local do novo complexo de saúde mental
-
4Na UTI
Jamaicana está em estado grave após cair do palco do Miss Universo 2025, veja vídeo
-
5Agreste de Alagoas
Câmera flagra colisão frontal entre motos e deixa três feridos em Craíbas




