Mundo

EUA detectam primeiro caso da nova variante do coronavírus

Governador do Colorado disse que vírus é da mesma cepa que surgiu no Reino Unido. Transmissibilidade chega a ser 70% maior.

Por iG 31/12/2020 12h04
EUA detectam primeiro caso da nova variante do coronavírus
Reprodução - Foto: Assessoria

Os Estados Unidos (EUA) registraram o primeiro caso da variante mais contagiosa do novo coronavírus (Sars-CoV-2) que apareceu no Reino Unido . A confirmação foi feita nesta terça-feira (29) pelo governador do Colorado, Jared Polis. Desde que a nova cepa apareceu, nenhum caso dela havia sido registrado nos EUA.

Em uma publicação feita no Twitter, Polis mostrou um documento oficial de seu escritório e de autoridades de saúde estaduais que diz que o indivíduo é um "homem na casa dos 20 anos que está atualmente isolado no Condado de Elbert e não tem histórico de viagens".

Os dois primeiros casos da nova cepa no continente norte-americano foram descobertos no Canadá no último final de semana.

De acordo com informações divulgadas pelo governo britânico, há motivos para acreditar que a nova cepa que se espalhou pelo país seja bem mais transmissível que outras variantes. O primeiro-ministro Boris Johnson chegou a dizer que ela pode ser até 70% mais contagiosa .

França, Espanha, Itália e Suécia também estão entre os países que confirmaram casos da variação  de contaminações. Como o Reino Unido foi o foco inicial da cepa, diversos países adotaram medidas para barrar voos saídos de lá. No caso do Brasil, essa proibição já vale desde o Natal.