Mundo

14 de junho de 2020 09:27

Chefe da polícia de Atlanta renuncia após homem negro ser morto por policial

Rayshard Brooks foi baleado no estacionamento de um restaurante. Caso levou a protestos na cidade

↑ Imagem mostra Rayshard Brooks lutar com os policiais Garrett Rolfe e Devin Brosnan no estacionamento de um restaurante Wendy's no sábado, 13 de junho de 2020, em Atlanta, antes de ser morto — Foto: Departamento de Polícia de Atlanta via AP

A chefe da polícia de Atlanta, Erika Shields, renunciou ao cargo neste sábado (13) nos Estados Unidos. A renúncia de Shields ocorre depois que um homem negro, chamado Rayshard Brooks, morreu baleado por um policial, na sexta-feira – o que levou a protestos e investigações na cidade.

O tiroteio aconteceu às 22h30, depois que dois policiais foram chamados para investigar um homem dormindo dentro do carro, no sistema de drive-thru de uma cadeia de restaurantes.

Nos EUA, morte de homem negro pela polícia provoca protestos em Atlanta
Nos EUA, morte de homem negro pela polícia provoca protestos em Atlanta

Os policiais conduziram testes para verificar a sobriedade do homem, de acordo com as investigações, e tentaram prendê-lo. Segundo Vic Reynolds, diretor do escritório de investigação da Geórgia (GBI, na sigla em inglês), o homem resistiu à prisão e conseguiu roubar uma arma de choque dos policiais. Ele foi baleado na sequência, quando apontou a arma a um dos oficiais de polícia.

‘Vidas negras importam’

A morte acontece em meio a uma série de protestos nos EUA por justiça racial e reforma policial, depois que George Floyd, também um homem negro, morreu enquanto era preso por policiais na cidade de Minneapolis.

A imobilização de Floyd foi filmada por uma testemunha, e mostrou um policial apertando o pescoço do homem com o joelho por 8 minutos e 46 segundos, enquanto Floyd afirmava que não conseguia respirar.

O caso levou a diversos protestos pelo país, com manifestantes pedindo por reforma policial nos EUA, e demandando igualdade racial.

Fonte: G1

Comentários

MAIS NO TH