Mundo

Presidente do Uruguai entra em quarentena por possível contágio de coronavírus

Luis Lacalle Pou espera resultado de teste após se reunir com Natalia López, diretora do Ministério do Desenvolvimento Social (Mides), diagnosticada com Covid-19.

Por G1 30/05/2020 14h37
Presidente do Uruguai entra em quarentena por possível contágio de coronavírus
Reprodução - Foto: Assessoria

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, entrou em quarentena depois de estar em contato com a diretora do Ministério do Desenvolvimento Social (Mides), diagnosticado com coronavírus, informou nesta sexta-feira (29) o escritório da Presidência.

O presidente e outras autoridades serão testados para o coronavírus neste sábado (30) e "permanecerão em quarentena até saírem os resultados dos testes", informou a Presidência.

Lacalle Pou, assim como o ministro da Defesa Nacional, Javier García, e o secretário da Presidência, Álvaro Delgado, se encontraram na segunda-feira(25) com Natalia López, diretora do Mides, em Rivera, cidade na fronteira com o Brasil.

A Presidência informou na mesma nota que, na sexta-feira, "o caso positivo da Covid-19" era conhecido por López.

A reunião à qual o presidente compareceu se concentrou no tratamento de um surto de coronavírus naquela região.

O Uruguai registra 816 casos do novo coronavírus, embora apenas 114 permaneçam doentes, dos quais 42 estão em Rivera.

Depois de conversar com presidente Jair Bolsonaro, Lacalle Pou anunciou na segunda-feira a ativação de um tratado de ação sanitária binacional.

"Reunimos a aprovação do presidente brasileiro para aplicar esse tratado e, nas próximas horas, o colocaremos em prática", afirmou, acrescentando que há "preocupação recíproca com o que está acontecendo na fronteira".

O presidente uruguaio informou que os ministérios do Interior e da Defesa adicionarão dois "postos de controle sanitário migratório" aos dois já existentes na fronteira.