Mundo

16 de setembro de 2019 18:29

Trump diz que Irã parece estar por trás de ataques a instalações de petróleo sauditas

Irã nega autoria dos ataques

↑ O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Foto: AP)

O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira que parece que o Irã é responsável pelos ataques no fim de semana contra instalações de petróleo na Arábia Saudita, mas disse não ter pressa para responder e que ainda tentava confirmar quem estava por trás dos ataques.

Diversas autoridades do gabinete presidencial dos Estados Unidos, incluindo o Secretário de Estado, Mike Pompeo, e o Secretário de Energia, Rick Perry, acusaram o Irã pelos ataques, que levaram a uma redução de 5% na produção mundial de petróleo.

O Irã nega a autoria dos ataques, e o presidente iraniano, Hassan Rouhani, disse que a agressão foi conduzida pelo “povo iemenita” em retaliação a ataques da coalizão liderada pelos sauditas na guerra do Iêmen, que já dura quatro anos.

Trump disse que os Estados Unidos tinham muitas opções para responder aos ataques, mas se recusou a dizer quais medidas estaria considerando. Ele acrescentou que, embora os EUA possam ajudar, ele não havia prometido proteção a Riad.

Os ataques à Arábia Saudita causaram prejuízos à maior usina de processamento e refino de petróleo e provocaram o maior salto nos preços do petróleo nos últimos 30 anos.

Fonte: Reuters

Comentários

MAIS NO TH