Mundo

Israel autoriza visita de deputada americana Rashida Tlaib

Inicialmente, ela e outra deputada, Ilhan Omar, tiveram a permissão negada. Democrata tem familiares que vivem na Cisjordânia.

Por G1 16/08/2019 12h51
Israel autoriza visita de deputada americana Rashida Tlaib
Reprodução - Foto: Assessoria

O ministro do Interior de Israel, Ariye Deri, autorizou nesta sexta-feira (16) a visita da deputada americana Rashida Tlaib ao país para encontrar seus familiares. Ela, no entanto, afirmou que não vai viajar, dada a circunstância em que o visto foi concedido – com a justificativa de que se trata de uma questão humanitária.

Inicialmente, ela e outra deputada, Ilhan Omar, tiveram a permissão negada. O veto à entrada de Omar, que é muçulmana, foi mantido.

Deri afirmou que liberou a visita de Rashida Tlaib por questões humanitárias, para que ela pudesse visitar a avó. Em uma carta que foi divulgada nesta sexta (16), Rashida pediu para visitar seus familiares e especialmente a avó, que tem cerca de 90 anos e mora em Beit Ur al-Fouqa.

Depois da recusa de Tlaib em viajar, citando 'condições opressoras', impostas por Israel, Deri declarou que a requisição de viagem foi uma "provocação para constranger Israel."

"Eu aprovei (o pedido) por razões humanitárias, mas acabou que foi uma provocação para constranger Israel. Seu ódio por Israel supera seu amor por sua avó", disse o ministro no Twitter.

Tanto Tlaib quanto Omar ão do Partido Democrata, que faz oposição ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Os pais de Tlaib emigraram da Cisjordânia para os Estados Unidos.