Mundo

Eclipse parcial da Lua poderá ser visto na Paraíba nesta terça-feira (16)

Um evento para contemplação do fenômeno acontece a partir das 17h na praça de alimentação do Mag Shopping, em João Pessoa. Evento é gratuito e aberto para todas as idades.

Por G1 16/07/2019 12h25
Eclipse parcial da Lua poderá ser visto na Paraíba nesta terça-feira (16)
Reprodução - Foto: Assessoria

Um eclipse parcial da Lua poderá ser visto no início da noite desta terça-feira (16) em todo o estado da Paraíba. Um evento para contemplação do fenômeno, promovido pela Associação Paraibana de Astronomia (APA), acontece a partir das 17h na praça de alimentação do Mag Shopping, em João Pessoa. Evento é gratuito e aberto para todas as idades.

Este eclipse será parcial porque o alinhamento entre Sol, Terra e Lua não será perfeito e com isso, a Lua não será totalmente encoberta pela sombra da Terra. Na fase máxima do eclipse, a Lua estará 65% encoberta. Este será o último eclipse de 2019. O próximo ocorrerá apenas na madrugada de 19 de novembro de 2021 e também será parcial.

Eclipse Lunar

Um eclipse lunar ocorre quando a Lua é ocultada totalmente ou parcialmente pela sombra da Terra. Para isso, é preciso ocorrer um alinhamento entre Sol, Terra e Lua, estando a Terra entre os outros dois. Devido à inclinação do plano orbital da Lua em relação ao da Terra, os eclipses são pouco frequentes, pois só ocorrem quando a Lua cruza o plano orbital da Terra em alinhamento com o Sol.

As fases do eclipse (para João Pessoa) 17:12 – A Lua nascerá no horizonte leste já parcialmente encoberta pela sombra da Terra 18:30 – Fase máxima do eclipse: a Lua estará 65% encoberta pela sombra da Terra 19:59 – Fim do eclipse parcial: a Lua sai totalmente da sombra da Terra Como observar

Eclipses lunares não dependem de equipamentos sofisticados para observação e podem ser contemplados a olho nu com segurança, mas a utilização de telescópios ou binóculos pode auxiliar a visualizar os detalhes da sombra da Terra avançando sobre as crateras lunares.

Para não perder nenhuma fase do eclipse é recomendado procurar um local que tenha visibilidade para o Leste, onde a Lua irá nascer. No litoral, a praia é sempre uma boa opção.