Mundo

23 de junho de 2019 16:07

Pompeo anuncia viagem à Arábia Saudita e Emirados Árabes por conta de crise com o Irã

Tensão entre os dois países tem aumentado de duas semanas para cá

↑ Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA (Foto: Saul Loeb / AFP)

O secretário de Estado americano Mike Pompeo disse neste domingo (23) que visitará a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos para conversações sobre a crise provocada pela derrubada de um drone americano pelo Irã.

“Vamos conversar com eles sobre como nos certificaremos de que todos estamos estrategicamente alinhados e como podemos construir uma coalizão global” sobre o Irã, afirmou.

Pompeo disse que fará paradas na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos – que ele chamou de “grandes aliados no desafio que o Irã representa” – a caminho da Índia, onde ele começa uma visita na terça-feira.

As tensões entre os países aumentaram há cerca de suas semanas, quando dois navios petroleiros foram danificados no Golfo do Omã no último dia 13 de junho. Na ocasião, Pompeo acusou o Irã de ser “responsável” pelo ocorrido.

Na quinta-feira (20), um míssil iraniano destruiu um drone de vigilância dos EUA. Os norte-americanos disseram que o incidente aconteceu no espaço aéreo internacional.

No dia seguinte, os EUA estavam prontos para atacarem o Irã, mas o presidente Donald Trump ordenou o cancelamento do ataque 10 minutos antes. A ação poderia ter resultado em 150 mortes.

No último sábado (22), o Irã repetiu que o drone foi abatido sobre seu território e disse que responderia com firmeza a qualquer ameaça dos EUA. Também no sábado, Trump ameaçou aplicar novas sanções contra o Irã.

Fonte: AFP e G1

Comentários

MAIS NO TH