Mundo

Irã diz ter enviado advertências ao drone americano antes de derrubá-lo

Iranianos afirmam que derrubaram aeronave não tripulada em seu território, e EUA dizem que drone sobrevoava águas internacionais

Por G1 21/06/2019 10h51
Irã diz ter enviado advertências ao drone americano antes de derrubá-lo
Reprodução - Foto: Assessoria
As Forças Armadas do Irã asseguraram nesta sexta (21) que enviaram advertências ao avião não tripulado dos Estados Unidos antes de derrubá-lo na quinta-feira (20).

O subcomandante de uma base de defesa aérea, Kader Rahimi, ressaltou que essas advertências e a rota de voo estão registradas, segundo a televisão estatal iraniana.

Os EUA afirmam que o drone não violou o espaço aéreo iraniano e que foi derrubado em águas internacionais, mas a versão do Irã é diferente.

Irã afirma ter recuperado os destroços em suas águas territoriais

O drone violou as normas internacionais ao atravessar as fronteiras iranianas e entrar nas suas águas territoriais, de acordo com Rahimi.

O ministro de Relações Exteriores iraniano, Mohamad Yavad Zarif, afirmou nesta sexta (21) em que o aparelho decolou dos Emirados Árabes Unidos "em modo oculto e violou o espaço aéreo iraniano".

"Recuperamos os destroços do aparelho militar americano nas nossas águas territoriais, onde foi derrubado", escreveu Zarif na sua conta oficial do Twitter.