Mundo

14 de março de 2019 15:12

Trump diz que vai vetar projeto que acabaria com declaração de emergência na fronteira

Presidente fez declaração de emergência com objetivo de usar fundos federais sem aprovação dos congressistas para construir muro na fronteira com o México

↑ Donald Trump (Foto: Reuters)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (14) que irá vetar a legislação que encerraria sua declaração de emergência nacional na fronteira dos EUA, caso o projeto seja aprovado no Senado norte-americano.

“Estou preparado para vetar, se necessário”, disse Trump em um tuíte matutino enviado enquanto o Senado se preparava para adotar a medida nesta quinta.

Dinheiro para o muro
Trump declarou emergência nacional para financiar a construção de um muro na fronteira com o México já que o orçamento aprovado pelo Congresso não previa U$ 5,7 bilhões para esse fim.

Os democratas, que têm maioria na Câmara dos Deputados, se recusaram, fazendo o mandatário optar pela declaração de emergência, que na prática dá ao presidente permissão para usar fundos federais sem aprovação dos congressistas.

Nesta quinta, Trump voltou a criticar a oposição, dizendo que os democratas se recusam a ver “morte, crime, droga e tráfico humano” que acontecem na fronteira sul do país.

Fonte: Reuters e G1

Comentários

MAIS NO TH