Mundo

Trump ameaça fechar a fronteira caso não consiga orçamento para construir muro

A construção do muro foi uma das promessas de campanha mais repetidas por Trump, mas os democratas se opuseram a essa iniciativa

Por G1 28/12/2018 12h19
Trump ameaça fechar a fronteira caso não consiga orçamento para construir muro
Reprodução - Foto: Assessoria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou um post nesta sexta-feira (28) em seu Twitter ameaçando fechar a fronteira com o México caso os democratas não incluam no orçamento a previsão de financiamento para construir um muro entre os dois países. O impasse entre governo e Congresso levou à paralisação parcial das atividades administrativas federais.

A Casa Branca pediu que fosse incluído no orçamento uma verba de US$ 5 bilhões para a construção da barreira na fronteira, segundo a agência de notícias EFE.

No entanto, os democratas se recusam e, por enquanto, só estão dispostos a destinar US$ 1,3 bilhão para a segurança fronteiriça, mas com restrições que impedem a construção do muro.

Twitter Ads info and privacy "Seremos forçados a fechar totalmente a Fronteira Sul [com o México] se os democratas obstrucionistas não nos derem dinheiro para terminar o muro e também não mudarem as ridículas leis de imigração com as quais nosso país está sendo sobrecarregado. Difícil de acreditar que já houve um Congresso e um presidente que as aprovaram!', escreveu Trump em sua conta no Twitter. Paralisação

No último sábado (22), o governo dos EUA foi parcialmente paralisado como forma de pressionar os democratas e não há indicação de que as agências serão reabertas.

Segundo a agência de notícias EFE, 25% das agências governamentais estão fechadas e 380 mil servidores foram dispensados porque o governo não tem como pagá-los, informou a France Presse. Outros 420 mil foram considerados "essenciais" e, portanto, trabalham sem receber.

A construção do muro foi uma das promessas de campanha mais repetidas por Trump, mas os democratas se opuseram a essa iniciativa.

Twitter Ads info and privacy "Os Estados Unidos perdem muito dinheiro no comércio com o México sob o Nafta, mais de 75 bilhões de dólares por ano (sem contar o dinheiro do tráfico, muito maior do que esta quantia), que eu considero fechar a fronteira Sul [com o México] uma 'operação com fins lucrativos'. Nós construímos uma parede ou ..... ..... fechamos a Fronteira Sul. Vamos trazer de volta aos EUA nossa indústria automotiva, para onde ela pertence. Retornaremos ao pré-Nafta, antes que muitas de nossas empresas e empregos sejam enviados tão tolamente ao México. Ou nós construímos (e terminamos) o muro ou fechamos a fronteira ...... ..... Honduras, Guatemala e El Salvador não estão fazendo nada pelos Estados Unidos além de pegar nosso dinheiro. Dizem que uma nova caravana está se formando em Honduras e eles não estão fazendo nada a respeito disso. Nós vamos cortar toda a ajuda a esses 3 países – que estão se aproveitando dos EUA há anos!, escreveu Trump no Twitter.

A paralisação da administração federal deve se prolongar até 2019 devido à dificuldade da Casa Branca e da oposição democrata chegarem a um acordo, informou a EFE.

Esta é a terceira paralisação que Trump enfrenta desde que chegou ao poder no início de 2017.

A primeira aconteceu em janeiro deste ano, coincidindo com seu primeiro aniversário na Casa Branca, e teve duração de três dias; enquanto a segunda foi em fevereiro e vigorou por apenas algumas horas.

Nafta

Em outubro, os EUA e o Canadá chegaram a um acordo para substituir o Nafta a poucas horas do prazo limite expirar. O novo tratado receberá o nome Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês) e representa uma vitória para Trump, que o classificou como 'histórico'.

Em agosto, EUA e México já haviam fechado uma negociação para substituir o Nafta.

Embora o novo acordo evite tarifas, ele dificultará que montadoras globais construam carros a preço reduzido no México e tem o objetivo de criar mais empregos nos Estados Unidos, afirma a agência Reuters.

Foto de arquivo mostra migrantes hondurenhos atravessando uma criança por cima do muro na fronteira entre México e EUA perto de Tijuana. Eles viajaram na caravana que reuniu cerca de 6 mil pessoas da América Central, a maioria de Honduras — Foto: Alkis Konstantinidis/Reuters