Mundo

Rússia diz que novas sanções dos EUA são inaceitáveis e ilegais

Porta-voz do governo russo diz que Moscou continua a ter esperanças por uma melhora nas relações com os Estados Unidos

Por G1 10/08/2018 12h05
Rússia diz que novas sanções dos EUA são inaceitáveis e ilegais
Reprodução - Foto: Assessoria

O Kremlin disse nesta quinta-feira (9) que um novo pacote de sanções contra a Rússia anunciado pelos Estados Unidos na véspera é ilegal de acordo com a lei internacional, mas disse "manter a esperança de estabelecer relações construtivas" com Washington.

O governo americano anunciou nesta quarta-feira que irá impor sanções adicionais contra a Rússia até o final de agosto após determinar que Moscou utilizou um agente nervoso contra um ex-espião russo e sua filha no Reino Unido. O incidente ocorreu em 4 de março, na Inglaterra, e ambos sobreviveram. O Kremlin nega envolvimento.

"Fazer uma ligação com esses eventos (o envenenamento no Reino Unido) é, para nós, inaceitável, e restrições como essas aprovadas pelo lado norte-americano mais cedo... são totalmente ilegais e não correspondem à lei internacional", disse oporta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

"Desmentimos, mais uma vez, de maneira categórica, todas as declarações sobre qualquer tipo de envolvimento da Rússia", acrescentou.

Peskov afirmou que a ação de Washington foi "totalmente hostil", mas disse que Moscou continua a ter esperanças por uma melhora nas relações entre os Estados Unidos e a Rússia. "Estas relações não são apenas do interesse dos nossos dois povos, mas também do (interesse) da estabilidade e da segurança no mundo", completou.

Pouco depois, a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, anunciou que "a parte russa vai estudar a elaboração de medidas de retaliação contra este novo passo hostil de Washington".

"Os Estados Unidos escolheram, deliberadamente, o caminho da confrontação nas relações bilaterais, que já estão praticamente reduzidas a zero por seus próprios esforços", disse.

Envenenamento em casa

Sergei Skripal em cela para réus durante julgamento em corte militar de Moscou, em 2006 (Foto: Yuri Senatorov/Kommersant/Reuters)

O ex-espião Sergei Skripal e sua filha Yulia Skripal se envenenaram em março depois que a substância Novichok contaminou a porta da casa onde eles moravam em Salisbury, no sul da Inglaterra. Um policial também precisou de atendimento por contaminação com o Novichok. Ele ficou em estado grave, mas sobreviveu.

Investigadores britânicos acreditam que russos podem ter usado uma substância para ferir Skripal como vingança por sua traição, disse uma fonte de segurança norte-americana que falou sob condição de anonimato à Reuters.

Sanções

De acordo com a emissora de televisão NBC, os EUA vão banir permissões para a exportação de bens importantes de segurança para a Rússia, entre outras medidas. Segundo reportagem da emissora, em situações anteriores o governo norte-americano proibiu, inclusive, equipamentos de calibragem e teste para aviões.

O porta-voz do Escritório de Relações Exteriores do Reino Unido afirmou que as sanções aplicadas à Rússia são "bem-vindas". Londres também classificou a medida como "uma mensagem inequívoca" ao governo Putin.

Antes das sanções impostas pelos EUA, o Reino Unido já havia anunciado medidas, inclusive a expulsão de diplomatas russos vivendo no país. A Rússia respondeu com a mesma atitude.