Mundo

18 de julho de 2018 16:26

Após 20 anos, voos comerciais entre Etiópia e Eritreia são retomados

Velhos inimigos da África retomaram relações após conflito que seguiu a independência da Eritreia

↑ Passageiros do voo entre a Etiópia e a Eritreia comemoram nesta quarta-feira (18) ao chegar no aeroporto internacional de Asmara (Foto: Tiksa Negeri / Reuters)

Com champanhe e rosas, a Etiópia e a Eritreia retomaram nesta quarta-feira (18) os voos comerciais entre os dois países pela primeira vez depois de 20 anos, inaugurando uma nova etapa na reconciliação entre os dois velhos inimigos do Chifre da África.

“O pássaro da paz acaba de pousar em Asmara”, anunciou no Twitter a Ethiopian Airlines, cujo voo ET0312 decolou do aeroporto internacional Bole de Adis Abeba uma hora e meia antes.

Devido à forte demanda, o gigante africano do transporte aéreo acrescentou que outro avião decolou de Adis Abeba rumo à Eritreia 15 minutos depois.

foto

Eritreias recebem familiares que viajaram no voo ET314 da Ethiopian Airlines no aeroporto de Asmara (Foto: Tiksa Negeri/Reuters)

Um jornalista da AFP viaja a bordo de um dos aviões, onde foi servido champanhe aos passageiros, e rosas, distribuídas.

Fim do conflito

A Eritreia, outrora uma província da Etiópia, declarou sua independência em 1993 depois de três décadas de guerra. Seguiu-se um conflito territorial sobre a delimitação da fronteira que resultou numa nova disputa bélica que deixou 80 mil mortos entre 1998 e 2000.

foto 2

Passageiros do voo ET314 da Ethiopian Airlines fazem selfie (Foto: Maheder Haileselassie Tadese / AFP)

Em junho, o novo primeiro-ministro etíope, o reformador Abiy Ahmed, surpreendeu declarando que aceitava uma iniciativa de 2002 para por fim ao conflito.

Há duas semanas visitou Asmara, onde assinou com o presidente eritreu Issaias Afeworki uma declaração pondo oficialmente fim a 20 anos de estado de guerra.

O presidente Afeworki retribuiu a visita no fim de semana passado e reabriu a embaixada da Eritreia em Adis Abeba.

Fonte: AFP e G1

Comentários

MAIS NO TH