Mundo

15 de julho de 2018 18:56

Trump diz que tem ‘expectativas baixas’ para encontro com Putin

Cúpula acontece em um dos momentos mais cruciais para Ocidente desde queda da União Soviética

↑ Vladimir Putin (Foto: AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que tem expectativas baixas para a cúpula de segunda-feira com o chefe do Kremlin, Vladimir Putin, dias depois de 12 oficiais da inteligência russa terem sido acusados ​​por um júri federal de hackear os democratas antes das eleições de 2016.

A cúpula, que acontece em um dos momentos mais cruciais para o Ocidente desde a queda da União Soviética em 1991, alarmou alguns aliados da Otan que temem que Putin busque um grande acordo que mina a aliança transatlântica liderada pelos EUA.

Trump disse à CBS em entrevista que “nada de ruim” sairia da cúpula com Putin. “Eu entro com expectativas baixas”, disse Trump à CBS em Turnberry. “Eu não estou indo com grandes expectativas.”

Um grande júri federal norte-americano acusou 12 oficiais de inteligência russos na sexta-feira de invadir redes de computadores democratas em 2016, na mais detalhada acusação dos EUA, ainda que Moscou tenha se envolvido na eleição para ajudar o republicano Trump.

Trump disse repetidamente que a investigação sobre a suspeita de interferência russa na eleição de 2016 nos EUA —que ele classifica como uma “caça às bruxas fraudada”— dificulta que ele faça acordos substanciais com Moscou.

Outros do lado dos EUA procuraram reduzir as expectativas, tentando rebaixar a cúpula para apenas uma reunião bilateral regular.

“Não estamos à procura de resultados concretos”, disse o consultor de segurança nacional da Casa Branca, John Bolton, em entrevista à rede “This Week”, da ABC.

Fonte: Reuters

Comentários

MAIS NO TH