Mundo

Trump diz que é vergonhosa decisão de secretário sobre inquérito de abusos de vigilância

Republicanos criticaram postura do presidente

Por Reuters 28/02/2018 17h25
Trump diz que é vergonhosa decisão de secretário sobre inquérito de abusos de vigilância
Reprodução - Foto: Assessoria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a atacar nesta quarta-feira seu secretário de Justiça, Jeff Sessions, classificando de “vergonhosa” sua decisão de ordenar que o inspetor-geral do Departamento de Justiça, e não procuradores, investigue supostos abusos de vigilância.

Trump atacou Sessions no Twitter por atribuir o inquérito de possíveis abusos de vigilância do governo ao inspetor-geral, Michael Horowitz, e não a procuradores.

Parlamentares republicanos criticaram a postura do presidente, apontando que Trump viola o princípio segundo o qual o Departamento de Justiça e o Judiciário devem ser independentes da Casa Branca.

“Por que Sessions pediu ao inspetor-geral que investigue grandes abusos da Fisa?”, indagou Trump, referindo-se à Lei de Vigilância de Inteligência Estrangeira (Fisa), que regulamenta o monitoramento governamental das comunicações de supostos agentes estrangeiros.

“Demorará uma eternidade, não tem poder processual e já está atrasado com os relatórios de (ex-diretor do FBI James) Comey”, continuou Trump. “Será que o secretário de Justiça é da turma do Obama? Por que não usar advogados do Departamento de Justiça? Vergonhoso”.

Horowitz tomou posse no cargo em abril de 2012, durante o governo do ex-presidente Barack Obama.

Trump violou o princípio de preservar a independência judicial e processual várias vezes, por exemplo ao prometer investigar sua adversária presidencial de 2016, Hillary Clinton, e ao criticar decisões dos tribunais a respeito de sua política imigratória.