Mundo

Número de mortos em ataque a hotel de Cabul chega a 40

Hóspedes relataram ter ouvido tiros. Foram registrados focos de incêndio no 3º andar (na cozinha) e no 4º onde ficam os restaurantes e uma piscina.

Por G1 25/01/2018 12h32
Número de mortos em ataque a hotel de Cabul chega a 40
Reprodução - Foto: Assessoria

O Ministério da Saúde do Afeganistão voltou atrás e reduziu o número de mortos na invasão do hotel Intercontinental em Cabul, no fim de semana. Após divulgar um balanço de 40 vítimas, o governo afirmou que 25 morreram no ataque talibã, de acordo com a France Presse.

"Temos 25 mortos, sete afegãos, 13 estrangeiros e cinco supostos agressores", declarou o porta-voz do ministério da Saúde, Wahid Majrooh, horas depois de ter anunciado o balanço de 40 mortos.

Já outro balanço realizado pela AFP com informações de embaixadas e governos aponta que foram 15 estrangeiros mortos. Segundo esse balanço, no ataque morreram: sete ucranianos e dois venezuelanos que trabalhavam para a companhia aérea privada Kam Air, quatro americanos (entre eles, uma mulher afegã americana), uma alemã da ONG Shelter Now e um cazaque de uma companhia de telecomunicações.

Ataque no Hotel Intercontinental de Cabul (Foto: Roberta Jaworski/G1)

Ação terrorista

O Talibã reivindicou a autoria do ataque, que começou por volta das 21h (14h30, em Brasília) de sábado (20) e terminou por volta das 9h (2h30, em Brasília) de domingo (21). "O ataque foi feito por cinco mujahideen dispostos ao martírio", declarou o porta-voz dos talibãs, Zabiullah Mujahid, em comunicado.

O porta-voz da polícia de Cabul, Basir Mujahid, afirmou que um dos insurgentes se matou na entrada do hotel para facilitar a entrada dos companheiros. Outros quatro foram mortos pelas forças de segurança.

Hóspedes relataram ter ouvido tiros. Foram registrados focos de incêndio no 3º andar (na cozinha) e no 4º onde ficam os restaurantes e uma piscina.

No total, cidadãos de 16 nacionalidades diferentes (sem contar afegãos) estavam presentes na noite do ataque ao Intercontinental, propriedade do Estado afegão e alvo do atentado realizado justamente pelo caráter cosmopolita de seus hóspedes, segundo a France Presse.

Este estabelecimento já havia sido atacado em 2011, segundo uma fonte de segurança.