Mundo

Para enfrentar tempestade, governo decreta estado de emergência em Nova York

Voos em aeroportos que servem a cidade de Nova York foram cancelados

Por EFE e G1 04/01/2018 16h27
Para enfrentar tempestade, governo decreta estado de emergência em Nova York
Reprodução - Foto: Assessoria

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, declarou estado de emergência em várias áreas do estado, incluindo a cidade de Nova York, perante a forte tempestade que já se faz sentir desde as primeiras horas desta quinta-feira.

O estado de emergência afeta toda a região sul do estado, que inclui a cidade de Nova York e a região de Long Island, e permite às autoridades, entre outras coisas, adotar decisões que se anteponham às das administrações locais.

"Não é uma tempestade de neve normal, é uma tempestade de neve mais ventos de grande velocidade, que criam uma situação grave", afirmou Cuomo em entrevista coletiva para dar informação atualizada sobre a situação.

A medida também outorga ao estado poderes especiais para lutar contra o temporal, sem necessidade de recorrer à aprovação legislativa, e contratar diretamente recursos ou equipamentos que sejam necessários pela emergência meteorológica.

Turistas tiram selfie em meio a neve nesta quinta-feira (4) em Nova York (Foto: Lucas Jackson/ Reuters)

Os ventos mais fortes que se esperam ao longo do dia de hoje estão entre 40 km/h e 55 km/h.

A área que enfrenta maiores riscos é Long Island, situada ao longo da costa atlântica, onde o temporal de neve começou a causar impacto com força na primeira hora desta quinta.

Aeroportos fechados

As autoridades anunciaram o cancelamento de muitos voos com destino ou origem nos aeroportos de JFK, LaGuardia e Newark, que servem Nova York, e disseram que as operações estão em estado de alerta.

Passageiros chegam ao Aeroporto LaGuardia nesta quinta-feira (4) (Foto: Mike Segar/ Reuters)

Às 10h (horário local, 13h de Brasília), o aeroporto de Newark, em Nova Jersey, tinha cancelado 875 voos com destino ou origem nesse terminal, além de 331 em JFK e 540 em LaGuardia.

Cuomo declarou que, a princípio, não foi cogitada a possibilidade de suspender o serviço no metrô suburbano da cidade de Nova York, utilizado diariamente por milhões de pessoas, nem o trânsito nas estradas do estado.

Caminhão limpa a neve sobre na Times Square, em Nova York (Foto: AP Photo/Mary Altaffer)

Por outro lado, abriu a possibilidade de que possa ser proibido o tráfego de veículos pesados em algumas pontes e rotas.

 

Amigos dão risadas após um deles escorregar na neve ao atravessar uma rua em lower Manhattan, Nova York (Foto: AP Photo/Kathy Willens)

Pessoas enfrentam neve ao andar pela Times Square nesta quinta-feira (4) em Nova York (Foto: Carlo Allegri/Reuters)

Homem segura guarda-chuva que virou ao lado inverso durante neve em rua de Nova York (Foto: Lucas Jackson/Reuters)