Mundo

França abre investigação por conta de leite infantil contaminado com salmonela

Vinte casos de infecção foram registrados em terras francesas e recall afeta 15 países

Por AFP e G1 26/12/2017 15h16
França abre investigação por conta de leite infantil contaminado com salmonela
Reprodução - Foto: Assessoria

A procuradoria de Paris abriu uma investigação preliminar pelo caso do leite infantil contaminado com salmonela do grupo francês Lactalis, informou nesta terça-feira (26) uma fonte judicial.

A investigação foi aberta por "danos involuntários", "posta em risco da vida alheia", "engano agravado pelo perigo para a saúde humana" e "não execução de um procedimento de retirada de um produto" prejudicial à saúde.

O grupo Lactalis anunciou na quinta-feira (21) a retirada de 720 lotes de leite infantil e outros produtos procedentes da fábrica de Craon (no oeste da França) do mercado francês e internacional, por risco de contaminação com salmonela.

O recall inclui produtos para exportação, para países como China, Taiwan, Paquistão, Afeganistão, Iraque, Marrocos, Líbano, Sudão, Romênia, Sérvia, Geórgia, Grécia, Haiti, Colômbia e Peru.

Alguns foram ainda destinados a mercados regionais, como África e Ásia.

A investigação ocorre após 20 casos de infecção por salmonela na França no início de dezembro, quando a venda foi proibida, o que já levou ao recall limitado de 12 produtos Lactalis.