Mundo

Novas manifestações no Curdistão iraquiano deixam três mortos e 80 feridos

Manifestantes incendiaram edifícios de partidos políticos

Por G1 19/12/2017 15h35
Novas manifestações no Curdistão iraquiano deixam três mortos e 80 feridos
Reprodução - Foto: Assessoria

Pelo menos três pessoas morreram e 80 ficaram feridas durante manifestações em Ranya, no Curdistão iraquiano, disseram fontes do governo à agência Reuters.

Esta terça-feira (19) foi o segundo dia de violentos protestos contra o atraso no pagamento de funcionários da província de Suleimanieh. De acordo com a France Presse, os manifestantes querem a demissão do governo regional.

Foram realizados protestos em Rania, Kifri, Halabja e Koysinjaq.

Em Koysinjaq, os manifestantes atearam fogo na prefeitura e sede do Partido Democrático do Curdistão (PDK de Masud Barzani). Em Kifri, centenas de manifestantes tomaram o controle da sede do mesmo partido.

Manifestantes curdos incendiaram na segunda (18) a sede dos cinco principais partidos políticos do Curdistão iraquiano e um prédio dos serviços de segurança, sem que houvesse vítimas.

Revoltados com a deterioração da situação econômica desde o referendo de 25 de setembro - uma votação promovida pelo ex-presidente Masud Barzani e que não foi reconhecida por Bagdá -, os manifestantes incendiaram as dependências do PDK, da União Patriótica do Curdistão (UPK, fundado por Jalal Talabani), do Partido Goran, da União Islâmica e do Grupo Islâmico.