Mundo

EUA culpam Coreia do Norte por ataque cibernético WannaCry

'Coreia do Norte vem se comportando especialmente mal', diz Tom Bossert, assessor de Segurança Nacional de Donald Trump

Por Reuters 19/12/2017 16h59
EUA culpam Coreia do Norte por ataque cibernético WannaCry
Reprodução - Foto: Assessoria

O governo dos Estados Unidos culpou a Coreia do Norte publicamente por lançar o ataque cibernético promovido pelo vírus WannaCry, que afetou hospitais, bancos e outras empresas de todo o mundo neste ano.

"A Coreia do Norte vem se comportando especialmente mal, e em grande parte sem freios, há mais de uma década, e seu comportamento mal-intencionado está se tornando mais chocante", escreveu Bossert.

"O WannaCry foi indiscriminadamente irresponsável."

A Casa Branca deve levar a questão adiante nesta terça-feira com um comunicado mais formal culpando Pyongyang, de acordo com um funcionário de alto escalão do governo norte-americano.

O governo dos EUA verificou com "grau muito alto de confiança" que uma entidade de ataques cibernéticos conhecida como Grupo Lázaro, que trabalha em nome do governo norte-coreano, realizou o ataque WannaCry, segundo um funcionário, que falou sob condição de anonimato.

Muitos pesquisadores de segurança e autoridades dos EUA acreditam que o Grupo Lázaro foi o responsável pela invasão da Sony Pictures Entertainment em 2014. O ataque destruiu arquivos, vazou comunicações corporativas na internet e levou à saída de vários executivos de primeiro escalão do estúdio.

Não foi possível contatar representantes do governo norte-coreano de imediato para obter comentários. O país vem negando repetidamente a responsabilidade pelo "WannaCry", e classificou as alegações de ataques cibernéticos como uma campanha de difamação.

A condenação pública de Washington não inclui nenhum indiciamento nem aponta indivíduos específicos, informou o funcionário, acrescentando que a atribuição de culpa foi concebida para responsabilizar Pyongyang por suas ações e "erodir e minar sua capacidade de lançar ataques".

A acusação vem em um momento de preocupação crescente com a habilidade norte-coreana de realizar invasões digitais e com seu programa de armas nucleares.

Muitos pesquisadores de segurança, incluindo a empresa Symantec , além do governo britânico, já tinham concluído que a Coreia do Norte provavelmente estava por trás do "WannaCry", que se disseminou rapidamente pelo mundo em maio e infectou mais de 300 mil computadores em 150 países.