Mundo

Pesquisa aponta que 58% nos EUA vê mais corrupção com Donald Trump

Dos entrevistados pela ONG Transparência Internacional, mais da metade acreditam que os Estados Unidos se tornaram mais corruptos do que no ano anterior

Por AFP e G1 12/12/2017 16h28
Pesquisa aponta que 58% nos EUA vê mais corrupção com Donald Trump
Reprodução - Foto: Assessoria

Os americanos acreditam que haja mais corrupção no país desde que Donald Trump chegou à presidência em janeiro, revela uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (12).

Quase seis em cada dez entrevistados (58%) consideram que a corrupção aumentou nos últimos 12 meses, segundo a ONG Transparência Internacional. Em janeiro de 2016, início do último ano do governo Barack Obama, eram três em cada dez.

Quase metade (44%) vê a corrupção como um problema endêmico na Casa Branca, oito pontos percentuais a mais do que no ano anterior.

O número de americanos que afirmam que o governo falha em sua luta contra a corrupção também segue em alta: são 70%, contra metade desse percentual registrada em 2016.

"Nossos políticos eleitos estão fracassando em sua tentativa de recuperar a confiança de que Washington tem a capacidade de servir à população. São percebidos como representantes dos interesses da elite corporativa", afirmou em uma nota a porta-voz da Transparência Internacional, Zoe Reiter.

Na enquete, feita por telefone, foram entrevistadas 1.005 pessoas entre outubro e novembro. A margem de erro da pesquisa é de 3,1%.

Ao tomar posse, Trump delegou aos filhos o controle dos negócios. Foi muito criticado, porém, por não se desvincular da Trump Organization, o que pode configurar uma situação de conflito de interesses.