Mundo

Indonésia realiza retirada imediata de área de vulcão em Bali e fecha aeroporto

Cerca de 100 mil moradores devem deixar a região do vulcão Agung

Por Reuters e G1 27/11/2017 14h14
Indonésia realiza retirada imediata de área de vulcão em Bali e fecha aeroporto
Reprodução - Foto: Assessoria

A Indonésia fechou o aeroporto da ilha turística de Bali nesta segunda-feira (27) e ordenou que os 100 mil moradores que vivem perto de um vulcão em atividade que está emitindo colunas de cinzas se retirem imediatamente. O governo alerta que uma erupção maior pode ser "iminente".

O aeroporto foi fechado por 24 horas a partir da manhã desta segunda, prejudicando 445 voos e cerca de 59 mil passageiros, depois que o Monte Agung, que deixou centenas de pessoas mortas em 1963, lançou cinzas vulcânicas a uma grande altura, e as autoridades disseram que os cancelamentos podem aumentar.

"Colunas de fumaça são acompanhadas ocasionalmente por erupções explosivas e o som de estouros fracos que podem ser ouvidos a até 12 quilômetros do pico", informou a Agência de Mitigação de Desastres (BNPB) em um comunicado depois de elevar o alerta de três para quatro, o mais alto.

"O potencial de uma erupção maior é iminente", disse, referindo-se a um brilho de magma visível no cume do Agung surgido da noite para o dia, e aconselhando os moradores a se retirarem de uma zona de perigo em um raio de 8 a 10 quilômetros.

Sutopo, porta-voz da BNPB, disse que até agora não houve baixas e que 40 mil pessoas já deixaram a área, mas que dezenas de milhares ainda precisam se retirar.

Imagens de vídeo compartilhadas pela agência mostraram fluxos de lama vulcânica na encosta da montanha, que transportam lama e pedras grandes que podem destruir casas, pontes e ruas em seu caminho.

Atração turística

Bali, famosa pelo surfe, as praias e os templos, atraiu quase 5 milhões de turistas em 2016, e seu aeroporto serve como polo de transporte para a cadeia de ilhas do arquipélago leste da Indonésia.

Mas o turismo recuou em partes de Bali a partir de setembro, quando os tremores vulcânicos do Agung começaram a aumentar e o nível de alerta foi elevado ao máximo. Em outubro, quando a atividade sísmica se acalmou, foi rebaixado.

Esta é a primeira vez que o Agung se encontra ativo desde 1963, quando uma erupção matou mais de mil pessoas e destruiu diversas vilas com o lançamento de material piroclástico, poeira quente, lava e lahar (uma espécie de avalanche de material vulcânico).

"Não estou preocupado, (mas) meus amigos da Rússia estão um pouco", disse um turista russo, que pediu para ser identificado somente como Dmitry, em um posto de observação em Rendang, no leste de Bali.

O Agung se ergue majestosamente a 3 mil metros de altura na região. O nordeste de Bali é relativamente subdesenvolvido quando comparado ao polo turístico mais densamente povoado de Kuta-Seminyak-Nusa Dua, no sul.

Vulcão Agung entrou em atividade e lança fumaça em Bali, na Indonésia, em foto deste domingo (26) (Foto: Emilio Kuzma-Floyd/ Reuters)