Mundo

Tradicional desfile de Ação de Graças em Nova York tem segurança reforçada

Departamento de polícia nova-iorquino reforça segurança após atentado terrorista na cidade em outubro

23/11/2017 15h28
Tradicional desfile de Ação de Graças em Nova York tem segurança reforçada
Reprodução - Foto: Assessoria
O tradicional Desfile de Ações de Graças de Nova York, patrocinado pela loja Macy's, acontece nesta quinta-feira (23) na cidade. Este é o 91º desfile, e as autoridades estimam que um público de 3,5 milhões de pessoas irá se reunir ao longo da rota de 4 quilômetros pelo centro de Manhattan. O desfile anual é transmitido pela televisão e dá início à temporada de compras de fim de ano com balões gigantes na forma de personagens de desenho animado. A data é associada às comemorações dos primeiros anos da colonização europeia na América do Norte, quando os europeus recém-chegados tinham a tradição de dar graças a Deus pela abundância da colheita e ajuda recebida por parte dos índios. Palco de um atentado terrorista que deixou 8 mortos no último dia 31 de outubro, a cidade reforçou a segurança do desfile, realizado ao longo da 6º Avenida. Em comunicado à imprensa, o chefe do Departamento de Patrulha Policial de Nova York, Terrence Monhanan, garantiu que o desfile "contará com policiais com armamento pesado ao longo de toda a rota". Além disso, foram mobilizados policiais à paisana e "não será permitido que carros cheguem à rota do desfile". A proibição, de acordo com Monhanan, é "reflexo" dos últimos atentados terroristas que aconteceram ao redor do mundo em que foram usados carros para cometer os atos.

Boneco inflável da Hello Kitty é puxado durante desfile do Dia de Ação de Graças nesta quinta-feira (23) (Foto: Reuters/Carlo Allegri)

 

Balão do personagem do filme Frozen durante desfile de Ação de Graças em Nova York nesta quinta-feira (23) (Foto: Reuters/Shannon Stapleton)

Policiais monitoram desfile de Ação de Graças em Nova York nesta quinta-feira (23) (Foto: Reuters/Carlo Allegri)