Mundo

Suprema Corte espanhola assume caso da independência da Catalunha

Presidente do Parlamento catalão prestou depoimento nesta quinta

Por Fonte: G1 09/11/2017 15h19
Suprema Corte espanhola assume caso da independência da Catalunha
Reprodução - Foto: Assessoria

A Suprema Corte da Espanha informou nesta quinta-feira (9) que decidiu assumir o caso relacionado ao referendo de independência da Catalunha das mãos da Alta Corte Catalã.

O caso diz respeito a denúncias contra diversos membros do Parlamento da Catalunha, inclusive sua presidente, por desobediência e desrespeito à Justiça.

Em uma audiência separada na Suprema Corte, a presidente do Parlamento catalão, Carme Forcadell, e cinco parlamentares regionais estavam prestando depoimento nesta quinta por acusações de sedição, rebelião e mau uso dos recursos públicos.

Um dia depois da greve na Catalunha para pedir a libertação desses dirigentes, Forcadell e outros cinco deputados foram interrogados pelo juiz Pablo Llarena sobre seu papel no processo separatista lançado nesta região.

A Procuradoria os acusa de rebelião, sedição e desvio de fundos por ter urdido "uma estratégia combinada a declarar a independência" no Parlamento, apesar da proibição do Tribunal Constitucional (TC), que pediu a Forcadell que não permitisse iniciativas sobre a secessão.

Segundo a Procuradoria, este plano começou antes da declaração de independência do Parlamento catalão, em 27 de outubro, que supôs o auge de uma crise sem precedentes na história moderna do país.

O juiz Pablo Llarena pode decretar prisão preventiva para eles, como ocorreu com oito dos dirigentes que organizaram em 1º de outubro o referendo inconstitucional.

O presidente catalão recentemente destituído, Carles Puigdemont, evitou ir à prisão ao viajar para a Bélgica há 10 dias junto com quatro companheiros. Todos estão aguardando a decisão da Justiça belga sobre uma ordem de prisão emitida da Espanha.