Mundo

Patrulha de ONG mostra matança de golfinhos e baleias nas Ilhas Faroé

Grupo de 18 voluntários, dividido em seis times, registrou a morte de 634 animais nas ilhas, que pertencem à Dinamarca

Por Fonte: G1 08/11/2017 15h41
Patrulha de ONG mostra matança de golfinhos e baleias nas Ilhas Faroé
Reprodução - Foto: Assessoria

Uma patrulha feita por 18 voluntários durante 10 semanas, de junho a setembro deste ano, mostra centenas de mortes de golfinhos e baleias nas Ilhas Faroé, arquipélago da Dinamarca localizado no Atlântico Norte. A operação 'Bloody Fjords' ("Fiordes sangrentos") foi organizada pela ONG Sea Shepherd.

O grupo, com ativistas do Reino Unido e da França, foi dividido em seis equipes em cidades diferentes, abrangendo 19 baías. Durante o período da patrulha, nove caças aos animais foram flagradas, o que resultou na morte de 198 golfinhos e 436 baleias-piloto, um total de 634 animais.

Voluntários conseguiram registrar nove caças às baleias e golfinhos no arquipélago (Foto: Sea Shepherd)

Mortes documentadas pelas equipes:

Time 1 - com sede em Tórshavn, capital das Ilhas Faroé, os ativistas gravaram um grindadráp – método de caça onde a comunidade local se dirige em barcos com pedras, ganchos, cordas e facas para cerco aos animais. Em 5 de julho, 70 baleias-piloto foram mortas.

Time 2 - a base era em Tórshavn, onde o grupo gravou um grindadráp em 17 julho. Foram mortas 191 baleias-piloto. Eles também fotografaram, em Klaksvik, essas mesmas baleias em processamento no dia seguinte. Dois caminhões foram rastreados enquanto transportavam 6 baleias-piloto até empresa de processamento de peixe na capital.

Time 3 - registrou a caça de 16 golfinhos na cidade de Sydrugota em 25 de julho, mortos e abatidos em um galpão próximo.

Crianças participam das caças nas ilhas da Dinamarca (Foto: Sea Shepherd)

Time 4 - na cidade de Saltangará, a morte de 133 golfinhos ocorreu em 5 de agosto. A equipe também gravou a matança de 39 baleias-piloto e 1 golfinho no dia seguinte.

Time 5 - um grindadráp resultou na morte de 61 baleias-piloto no dia 18 de agosto, em Tórshavn. Os voluntários também registrou a morte de 48 golfinhos em Skálabotnur. Documentaram também o abate de uma baleia-piloto adulta que havia sido armazenada em uma caçada anterior.

Time 6 - com base na cidade de Klaksvík, fotografaram e gravaram a morte de 46 baleias-piloto no dia 29 de agosto; dois dias depois, outras 29 foram mortas.