Mundo

Trump ordena endurecimento a vetos para estrangeiros após ataque de Nova York

Trump não especificou qual programa de que ele se referia, nem as medidas ordenadas para seu endurecimento; A Casa Branca também não ofereceu explicações sobre este anúncio

Por G1 01/11/2017 09h12
Trump ordena endurecimento a vetos para estrangeiros após ataque de Nova York
Reprodução - Foto: Assessoria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou, na noite de terça-feira (31), que se "endureça" os vetos a cidadãos estrangeiros depois de ser divulgado que o autor do atentado que deixou oito mortos em Nova York é um imigrante do Uzbequistão.

"Acabo de ordenar ao (Departamento de) Segurança Nacional que endureça nosso programa de vetos, que já é extremo. Ser politicamente correto é bom, mas não para isto!", afirmou o presidente, através de uma mensagem no Twitter.

Trump não especificou qual programa de que ele se referia em seu tweet, nem as medidas ordenadas para seu endurecimento. A Casa Branca também não ofereceu explicações sobre este anúncio.

Pouco antes, o presidente tinha se referido ao Estado Islâmico (EI) em outra mensagem, apesar do grupo terrorista não ter reivindicado, por enquanto, o ataque em Nova York.

"Não devemos permitir que Estado Islâmico volte, ou entre, em nosso país depois de derrotá-los no Oriente Médio e em outros lugares", afirmou Trump.

Veículos de imprensa americanos identificaram o autor do ataque que deixou oito mortos no o sudoeste da ilha de Manhattan, como Sayfullo Saipov, um imigrante uzbeque de 29 anos.

Segundo a "ABC", Saipov chegou aos Estados Unidos há sete anos, beneficiado por um programa que oferece uma loteria de vistos e é acessado por países que têm poucos imigrantes nos EUA.

De acordo com o depoimento de pessoas que estavam no local do ataque, o suposto autor gritou "Alá é grande", em árabe, quando saiu do veículo depois que chocasse contra um ônibus escolar e após atropelar dezenas de pessoas.