Mundo

Jinping e Trump cogitam impor sanções à Coreia do Norte por meio da ONU

Estados Unidos e Coreia do Sul, e separadamente Rússia e China, realizaram exercícios militares como demonstração de força contra Pyongyang

Por Fonte: Reuters 18/09/2017 19h53
Jinping e Trump cogitam impor sanções à Coreia do Norte por meio da ONU
Reprodução - Foto: Assessoria

O presidente da China, Xi Jinping, e seu colega norte-americano, Donald Trump, conversaram sobre manter a pressão contra a Coreia do Norte com sanções econômicas impostas por meio da Organização das Nações Unidas (ONU), disse a Casa Branca em um comunicado nesta segunda-feira.

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul, e separadamente a Rússia e a China, realizaram exercícios militares como uma demonstração de força contra Pyongyang, que desafiou resoluções do Conselho de Segurança da ONU conduzindo testes nucleares e de mísseis balísticos.

Trump e Xi conversaram por telefone dias depois de o presidente dos EUA e seus assessores debaterem publicamente uma ação militar em potencial contra a Coreia do Norte. Na sexta-feira, ao discursar em uma base militar nos arredores de Washington, Trump disse estar “mais confiante do que nunca de que nossas opções para lidar com esta ameaça são ao mesmo tempo eficientes e esmagadoras”.

Trump está participando da Assembleia Geral da ONU em Nova York nesta semana, mas Xi não. A ameaça nuclear norte-coreana deve ter destaque na pauta do encontro.

Os dois líderes também debateram a visita do líder norte-americano à China, que deve acontecer em novembro, disse a agência de notícias Xinhua.

“Xi disse que a China e os Estados Unidos compartilham grandes interesses em comum e que viram um ímpeto firme nos contatos e na cooperação em várias áreas na atualidade”, afirmou a Xinhua.

Xi pediu que os dois lados trabalhem intensamente para fazer com que a viagem seja frutífera e injete um novo ânimo no desenvolvimento das relações bilaterais, segundo a reportagem.

“O líder chinês disse estar contente de manter comunicações com o líder dos EUA de forma constante a respeito de tópicos de interesse mútuo”.