Mundo

Após passagem de furacão, seis pessoas morrem em casa de repouso na Flórida

De acordo com autoridades locais, circunstâncias das mortes ainda não estão claras

Por Fonte: G1 13/09/2017 15h00
Após passagem de furacão, seis pessoas morrem em casa de repouso na Flórida
Reprodução - Foto: Assessoria

Aumentou para seis o número de pacientes que morreram em uma casa de repouso após a passagem do furacão Irma, segundo informou a Associated Press nesta quarta-feira (13). O imóvel em que estavam ficou sem energia elétrica.

A prefeita do condado de Broward, Barbara Sharief, afirmou que ainda não se sabe o que causou as mortes, que ainda estão sendo investigadas, segundo a CNN.

Dois idosos foram encontrados mortos no Centro de Reabilitação de Hollywood Hills e outros três morreram mais tarde, já no hospital. Não há detalhes sobre a sexta morte.

A Associated Press relata que as ruas ao redor do centro foram bloqueadas e um centro de comando móvel montado na região.

Em entrevista, o chefe da polícia local, Tom Sanchez, disse que os bombeiros receberam um chamado nesta manhã, sobre alguns pacientes que precisariam de cuidados intensivos. Segundo Sanchez, 115 pessoas foram retiradas do local, e outros 18 pacientes de uma clínica vizinha estão sendo removidos.

Destruição

Antes do anúncio das mortes, o número de mortes pelo furacão Irma, que foi classificado como um dos furacões mais potentes já registrados no Atlântico e o segundo grande furacão a atingir o território norte-americano nessa temporada, subiu tinha subido para 61, segundo a Reuters.

Dessas mortes, 43 aconteceram no Caribe e ao menos 18 foram confirmadas no sudeste dos Estados Unidos.

Autoridades de gestão de emergência da Flórida confirmaram 12 mortes relacionadas ao Irma na terça-feira (sem contar as vítimas da casa de repouso), enquanto autoridades na Georgia e Carolina do Sul relataram 3 mortes cada causadas pela tempestade e por suas consequências imediatas.

Volta para casa

Moradores que saíram de casa para escapar do furacão Irma começaram a retornar nesta terça-feira (12) às devastadas ilhas de Florida Keys, encontrando casas destruídas e lojas cobertas de algas marinhas, em meio a uma estimativa de 25 % de todas as residências destruídas.

No arquipélago Florida Keys, por onde o furacão Irma passou com categoria 4 no domingo (10), teve "quase todas as casas de Florida Keys foram afetadas de uma maneira ou de outra", segundo o administrador da Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema) dos Estados Unidos, Brock Long.

Devastação no Caribe

O furacão Irma deixou um rastro de destruição pelo Caribe. Mais de 70% dos lares de Saint Martin foram destruídos na tempestade, que também deixou sem água corrente e nem rede de telefonia grandes zonas da ilha. Imagens mostram as ilhas caribenhas antes e depois da passagem do furacão.