Mundo

Asteroide gigante passará próximo da Terra nesta sexta-feira

Florence tem 4,35 quilômetros de diâmetro e passará perto (em termos astronômicos) do nosso planeta

Por EXAME.com 30/08/2017 17h56
Asteroide gigante passará próximo da Terra nesta sexta-feira
Reprodução - Foto: Assessoria

Um asteroide com diâmetro de 4,35 quilômetros passará bem perto da Terra nesta sexta-feira, dia 1º de setembro. O asteroide em questão é o 1981 ET3, também conhecido como 3122 Florence.

O Florence é um dos maiores asteroides com órbita próxima à da Terra. No momento de maior proximidade na passagem desta sexta-feira, ele estará a “apenas” 7 milhões de quilômetros de distância—cerca de 18 vezes a distância entre nosso planeta e a Lua.

A passagem não será próxima o suficiente para que seja possível avistar o objeto celeste a olho nu. A boa notícia é que astrônomos amadores podem tentar encontrar o Florence nos céus usando telescópios–antes mesmo da sexta-feira.

“O Florence é o maior asteroide a passar tão perto de nosso planeta desde que o programa da Nasa para detectar e monitorar asteroides próximos da Terra começou”, afirma Paul Chodas, chefe do centro de estudos de objetos próximos à Terra da Nasa. O objeto não passará tão perto de nosso planeta até o ano de 2500.

O momento de mais proximidade entre a Terra e o Florence deve ser às 9:06 da manhã da sexta-feira (horário de Brasília). Por conta do horário (e da luminosidade), não será tão fácil enxergar o objeto no céu, que viaja a mais de 48 mil quilômetros por hora.

A Nasa pretende usar a oportunidade para observar o objeto em detalhes. Observações usando radares serão realizadas e poderão revelar detalhes sobre a superfície, além de fornecer com maior exatidão dados sobre o tamanho do corpo celeste.

Descoberto em 1981, o asteroide foi batizado em homenagem a Florence Nightingale, pioneira da enfermaria moderna.

Veja mais sobre a trajetória do Florence neste vídeo (em inglês):