Mundo

Donald Trump vai ao Texas em meio às enchentes da tempestade Harvey

Presidente não visitará Houston para não atrapalhar trabalhos de resgate; visita é teste de liderança em desastre natural

Por G1 29/08/2017 14h28
Donald Trump vai ao Texas em meio às enchentes da tempestade Harvey
Reprodução - Foto: Assessoria

O presidente americano Donald Trump chegou nesta terça-feira (29) por volta das 13h30 (hora de Brasília à cidade de Corpus Christi, no Texas, em meio às enchentes causadas pela tempestade Harvey na região. Ele foi informado sobre como estão os trabalhos de apoio à população local.

"Nós estamos muito orgulhosos de vocês. Muito obrigado por tudo o que estão fazendo", disse Trump, após receber detalhes sobre a operação.

Ele não visitará Houston, quarta maior cidade americana muito afetada pelas cheias, pois isso poderia afetar as atividades de assistência.

Trump está acompanhado de sua mulher Melania. O casal presidencial visita primeiro a cidade de Corpus Christi, de 320 mil habitantes, que na sexta-feira recebeu o primeiro impacto do Harvey, que tocou o solo com ventos de 215 km/h, de categoria 4 na escala de intensidade Saffir-Simpson, que tem no máximo cinco níveis.

Em Corpus Christi, o presidente dos EUA se reunirá com líderes locais e algumas das organizações que estiveram ajudando nos trabalhos de resgate e reconstrução. Posteriormente, Trump e Melania viajarão para Austin, a cidade de onde o governador do Texas, o republicano Greg Abbott, está coordenando a resposta ao furacão.

Família foge de casa inundada após tempestade Harvey, em Houston, nos Estados Unidos, na segunda-feira (28) (Foto: Reuters)

O Harvey é o primeiro desastre natural que Trump enfrenta e muitos analistas estão atentos à sua resposta para avaliar suas capacidades de comando. Trump já afirmou durante o fim de semana que está tentando evitar os erros cometidos em 2005 pelo presidente George W. Bush com o furacão Katrina.

Bush foi duramente criticado pela demora na resposta à devastação causada por Katrina em Nova Orleans (Luisiana). Quando ocorreu a tragédia, Bush desfrutava de suas férias em seu rancho no Texas, um descanso que não interrompeu e, ao encerrá-lo, dois dias depois da passagem de Katrina, viajou diretamente a Washington sem passar pela Luisiana.

Para evitar uma situação similar, no mesmo momento em que o furacão tocou terra nos Estados Unidos, Trump assinou uma declaração de desastre para o Texas, que permite o envio de assistência federal para ajudar nos trabalhos de reconstrução.

Além disso, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA declarou nesta segunda emergência pública sanitária no Texas e pediu às clínicas e aos hospitais que prestem atendimento aos pacientes que se beneficiam dos programas Medicare, destinado aos maiores de 65 anos, e Medicaid, para pessoas de baixa renda.