Mundo

Ameaça de Donald Trump de ação militar na Venezuela pode fortalecer Maduro

Trump disse que opção militar não estava descartada para lidar com repressão do governo venezuelano contra oposição

Por Reuters 13/08/2017 17h48
Ameaça de Donald Trump de ação militar na Venezuela pode fortalecer Maduro
Reprodução - Foto: Assessoria

A fala do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre uma possível ação militar na Venezuela pode ajudar o impopular líder do país, que há tempos tem utilizado a ameaça de agressão norte-americana para justificar políticas que prejudicaram a economia.

O presidente Nicolás Maduro tem dado continuidade à "revolução" socialista com gastos ilimitados iniciada por seu antecessor, Hugo Chávez, quase 20 anos atrás. A chave para a retórica populista utilizada por ambos baseia-se em advertências de que o império norte-americano planeja uma invasão para tirar o petróleo da Venezuela.

Tal ameaça foi rechaçada pela oposição até a noite da sexta-feira, quando Trump disse que uma opção militar não estava descartada para lidar com a repressão do governo venezuelano contra a oposição e o aprofundamento da crise social.

"Ele está fazendo um favor a Maduro ao reforçar a posição nacionalista de que os gringos querem vir e atacar a Venezuela. Isso tem sempre sido parte da retórica de Maduro, e Chávez antes dele. E isso serviu bem aos dois", disse o advogado Luis Alberto Rodriguez, enquanto fumava um charuto cubano sentado em um café em um dos bairros mais ricos de Caracas.

A oposição, que controla um Congresso neutralizado pela Suprema Corte, leal a Maduro, boicotou as eleições do mês passado para um novo corpo legislativo.

Líderes da oposição pediram, em vez disso, um adiantamento das eleições presidenciais, a qual Maduro provavelmente perderia, à medida em que sua popularidade é impactada pelos problemas econômicos do país.